Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402 |
Resumo: | A Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é revisitada a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura! |
id |
UNICAMP-18_7b0c549dd0892aa01fe791c4ad783a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643402 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militânciaEducaçãoA Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é revisitada a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura!Universidade Estadual de Campinas2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402Pro-Posições; Vol. 20 No. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6Pro-Posições; v. 20 n. 2: maio./ago.2009[59]; 1-61980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402/10945Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista, Pro-Posições2016-02-18T14:25:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643402Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:25:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
title |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
spellingShingle |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância Revista, Pro-Posições Educação |
title_short |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
title_full |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
title_fullStr |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
title_full_unstemmed |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
title_sort |
Educação e política: novas configurações nas práticas de militância |
author |
Revista, Pro-Posições |
author_facet |
Revista, Pro-Posições |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Revista, Pro-Posições |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação |
description |
A Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é revisitada a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura! |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402/10945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 20 No. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6 Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6 Pro-Posições; v. 20 n. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185142964224 |