Educação e política: novas configurações nas práticas de militância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revista, Pro-Posições
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402
Resumo: A Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é “revisitada” a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura!
id UNICAMP-18_7b0c549dd0892aa01fe791c4ad783a77
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643402
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Educação e política: novas configurações nas práticas de militânciaEducaçãoA Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é “revisitada” a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura!Universidade Estadual de Campinas2016-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402Pro-Posições; Vol. 20 No. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6Pro-Posições; v. 20 n. 2: maio./ago.2009[59]; 1-61980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402/10945Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRevista, Pro-Posições2016-02-18T14:25:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643402Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:25:22Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
title Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
spellingShingle Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
Revista, Pro-Posições
Educação
title_short Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
title_full Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
title_fullStr Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
title_full_unstemmed Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
title_sort Educação e política: novas configurações nas práticas de militância
author Revista, Pro-Posições
author_facet Revista, Pro-Posições
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Revista, Pro-Posições
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description A Revista Pro-Posições, v. 20, n. 2(59), maio/ago. 2009, apresenta a seus leitores um dossiê sobre Educação e política: novas configurações nas práticas de militância, fruto de pesquisas em vários centros no Brasil e na Argentina.O tema do engajamento social e político, de relevância e atualidade, é tratado de forma original e rigorosa pelos diferentes autores; desse modo, o engajamento militante é abordado dentro de um diálogo entre as Ciências Sociais, a Psicologia e a Educação, que enriquece sobremaneira a discussão sobre a militância e as formas de engajamento nas sociedades democráticas. Esta publicação constitui-se em material de referência para os pesquisadores do tema e contribui para uma discussão cada vez mais necessária nas sociedades contemporâneas, especialmente nos sistemas educativos, que foram o setor mais impactado pelo sucesso do discurso favorável ao associativismo social durante a década de 1990.Completam este número análises de problemas educacionais brasileiros, nos seus diferentes níveis de ensino; um artigo em que é “revisitada” a obra de Cecília Meireles; e um ensaio que destaca a importância da ação educativa dos museus de Filadélfia.A seção Diverso e Prosa presta uma homenagem ao Professor Luiz Dantas, através de um texto que é um convite para conhecer as suas obras.Boa leitura!
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643402/10945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 20 No. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6
Pro-Posições; Vol. 20 Núm. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6
Pro-Posições; v. 20 n. 2: maio./ago.2009[59]; 1-6
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185142964224