Educação escolare formação do pensamento crítico: reflexões
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643960 |
Resumo: | O presente artigo discute o ensino escolar em suas possibilidades e limites no processo de formação do pensamento crítico. Trata-se de uma análise que busca apreender o conhecimento nas relações sociais que o configuram e lhe dão sentido. Tal condição se mostra como imprescindível ao ensino que pretende desvelar as contradições sociais na contemporaneidade e, por essa via, perseguir a referida formação. A reflexão toma como referência o conceito de crítica sistematizado por T. W Adorno e M. Horkheimer.Abstract:This article discusses school teaching in its possibilities and constraints in the process of critical thought. It is an analysis that aims at apprehending knowledge in the social relations which shape and give sense to knowledge. This condition is essential to a teaching process that attempts to unveil the social contradictions in the contemporaneity and, through it, to pursue such formation. This reflection takes as reference the concept of systematized criticism by J.W Adorno and M. Horkheimer.Key-words: Criticism. Knowledge. Teaching. Contemporaneity |
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Educação escolare formação do pensamento crítico: reflexõesCrítica. Conhecimento. Ensino. ContemporaneidadeEducaçãoO presente artigo discute o ensino escolar em suas possibilidades e limites no processo de formação do pensamento crítico. Trata-se de uma análise que busca apreender o conhecimento nas relações sociais que o configuram e lhe dão sentido. Tal condição se mostra como imprescindível ao ensino que pretende desvelar as contradições sociais na contemporaneidade e, por essa via, perseguir a referida formação. A reflexão toma como referência o conceito de crítica sistematizado por T. W Adorno e M. Horkheimer.Abstract:This article discusses school teaching in its possibilities and constraints in the process of critical thought. It is an analysis that aims at apprehending knowledge in the social relations which shape and give sense to knowledge. This condition is essential to a teaching process that attempts to unveil the social contradictions in the contemporaneity and, through it, to pursue such formation. This reflection takes as reference the concept of systematized criticism by J.W Adorno and M. Horkheimer.Key-words: Criticism. Knowledge. Teaching. ContemporaneityUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643960Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 159-169Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 159-169Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 159-1691980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643960/11416Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaluch, Maria Terezinha BellandaPalangana, Isilda Campaner2016-03-07T13:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643960Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:58:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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