Pensamento crítico de alunos do 6º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arezes, Sónia Isabel da Costa Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1615
Resumo: Com este estudo pretende-se analisar as várias abordagens a diferentes tarefas de resolução de problemas em diferentes momentos, que alunos do 6º ano de escolaridade fazem e compreender formas de pensamento crítico usados pelos alunos, procurando desta forma auxiliar futuramente o trabalho dos professores na identificação das potencialidades dos alunos relativamente a esta capacidade. Para orientar o estudo foram definidas três questões de investigação: 1) Que capacidades de pensamento crítico manifestam alunos do 6º ano de escolaridade?; 2) Que dificuldades manifestam na resolução das tarefas? A que se podem dever essas dificuldades? Como se podem ultrapassar essas dificuldades?; 3) Como desenvolvem os alunos o pensamento crítico? De acordo com o problema em estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, seguindo-se um design de estudo de caso. Foram estudados quatro alunos e os dados foram recolhidos através da observação dos alunos na aula, os registos escritos e gravações feitas aos alunos que foram posteriormente analisados. Foram propostas, aos alunos, um conjunto de tarefas promotoras do pensamento crítico. O estudo foi desenvolvido em três fases. Na primeira fase pretendeu-se que os alunos tomassem decisões e avaliassem/apreciassem as resoluções de outros colegas; na segunda fase que resolvessem problemas e avaliassem/apreciassem as resoluções de outros colegas e na terceira fase que resolvessem problemas e avaliassem/apreciassem as próprias resoluções. Estas tarefas foram desenvolvidas individualmente. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que os alunos do 6º ano de escolaridade manifestam capacidades elementares de pensamento crítico e que com o decurso da realização das tarefas propostas, que se revelaram adequadas ao desenvolvimento desta capacidade, se verificou uma evolução na utilização deste tipo de pensamento.
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