Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Odisséa Boaventura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280
Resumo: Analisa-se neste artigo o trabalho com um texto que relata o histórico da construção do conceito “fotossíntese”, lido por alunos do curso de Ciências Biológicas, em que se solicitou o destaque daquilo que julgaram mais interessante no texto. Tomando a leitura como prática discursiva e mediante as respostas fornecidas, foi possível observar manifestações em relação ao desenvolvimento da ciência, no que se refere ao tempo para sua construção, à interação entre os conhecimentos, à relação com a tecnologia, à simplicidade do pensamento.Abstract:It is analyzed in this article the work with a text which describes the construction of the concept “photosynthesis”, read by students from the Biological Sciences course, who were requested to highlight what they deemed more interesting in the text. The reading is taken as a discursive practice and through the answers given by the students it was possible to observe events in relation to the development of science, in what regards to the time needed for its construction, the interaction of different knowledges, the relationship with technology, the simplicity of thought.Key words: Photosynthesis. Discursive practice. Scientific construction
id UNICAMP-18_84492c6ac6d346a77fe0ffbfb35803d9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643280
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciênciasFotossíntese. Prática discursiva. Construção científicaEducaçãoAnalisa-se neste artigo o trabalho com um texto que relata o histórico da construção do conceito “fotossíntese”, lido por alunos do curso de Ciências Biológicas, em que se solicitou o destaque daquilo que julgaram mais interessante no texto. Tomando a leitura como prática discursiva e mediante as respostas fornecidas, foi possível observar manifestações em relação ao desenvolvimento da ciência, no que se refere ao tempo para sua construção, à interação entre os conhecimentos, à relação com a tecnologia, à simplicidade do pensamento.Abstract:It is analyzed in this article the work with a text which describes the construction of the concept “photosynthesis”, read by students from the Biological Sciences course, who were requested to highlight what they deemed more interesting in the text. The reading is taken as a discursive practice and through the answers given by the students it was possible to observe events in relation to the development of science, in what regards to the time needed for its construction, the interaction of different knowledges, the relationship with technology, the simplicity of thought.Key words: Photosynthesis. Discursive practice. Scientific constructionUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 71-82Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 71-82Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 71-821980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280/10849Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Odisséa Boaventura2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643280Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
title Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
spellingShingle Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
Oliveira, Odisséa Boaventura
Fotossíntese. Prática discursiva. Construção científica
Educação
title_short Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
title_full Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
title_fullStr Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
title_full_unstemmed Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
title_sort Em defesa da leitura de textos históricos na formação de professores de ciências
author Oliveira, Odisséa Boaventura
author_facet Oliveira, Odisséa Boaventura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Odisséa Boaventura
dc.subject.por.fl_str_mv Fotossíntese. Prática discursiva. Construção científica
Educação
topic Fotossíntese. Prática discursiva. Construção científica
Educação
description Analisa-se neste artigo o trabalho com um texto que relata o histórico da construção do conceito “fotossíntese”, lido por alunos do curso de Ciências Biológicas, em que se solicitou o destaque daquilo que julgaram mais interessante no texto. Tomando a leitura como prática discursiva e mediante as respostas fornecidas, foi possível observar manifestações em relação ao desenvolvimento da ciência, no que se refere ao tempo para sua construção, à interação entre os conhecimentos, à relação com a tecnologia, à simplicidade do pensamento.Abstract:It is analyzed in this article the work with a text which describes the construction of the concept “photosynthesis”, read by students from the Biological Sciences course, who were requested to highlight what they deemed more interesting in the text. The reading is taken as a discursive practice and through the answers given by the students it was possible to observe events in relation to the development of science, in what regards to the time needed for its construction, the interaction of different knowledges, the relationship with technology, the simplicity of thought.Key words: Photosynthesis. Discursive practice. Scientific construction
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643280/10849
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 71-82
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 71-82
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 71-82
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184759185408