Processos de construção do conhecimento : a argumentação em foco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643529 |
Resumo: | A argumentação é aqui concebida como uma atividade discursiva que se caracteriza pela defesa de pontos de vista e consideração de perspectivas contrárias. A necessidade comunicativa de defender um ponto de vista e responder à oposição cria, no discurso, um processo de negociação no qual concepções sobre o mundo (conhecimento) são formuladas, revistas e transformadas. Partindo desta idéia, este artigo examina o papel mediador da argumentação na construção do conhecimento. Três pontos básicos sumariam a proposta apresentada: 1-o processo de negociação entre perspectivas contrárias confere à argumentação um potencial epistêmico (possibilidade de promover conhecimento) que a institui como mediador privilegiado no processo de construção do conhecimento; 2-esse potencial epistêmico é diretamente dependente das propriedades dialógico-semióticas que distinguem a argumentação de outras atividades discursivas; 3-o impacto da argumentação sobre a (trans)formação do conhecimento deve-se à sua possibilidade de engajar o argumentador num processo de revisão de suas próprias perspectivas. |
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