Inferências na argumentação e na construção de conhecimento: explorando situações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clara Maria M.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643528
Resumo: Este trabalho focaliza tipos de inferências utilizados nos processos de justificativa e de descoberta envolvidos na argumentação e na construção de conhecimentos. Sugere-se que uma estrutura dedutiva do tipo se p, então q é utilizada quando se apresentam e se justificam idéias. Para investigar esta hipótese, analisamos uma aula de História da 5ª. série do Ensino Fundamental sobre escravidão no Brasil, focalizando como um dos alunos mais participativos apresenta suas hipóteses para a existência da escravidão. Os resultados confirmam que uma estrutura inferencial dedutiva é utilizada para justificar opiniões. Observa-se, no entanto, que, no processo de geração de hipóteses ou de descoberta, inferências abdutivas são freqüentemente utilizadas. Estes resultados sugerem que, para que haja construção de conhecimento, faz-se necessário o acesso não apenas a informações que possibilitem a geração de hipóteses explicativas, mas também a oportunidades para que os alunos avaliem as bases nas quais se apóiam suas idéias.
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