Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiollent, Michel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800
Resumo: Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences
id UNICAMP-18_860b809d435e5b5bf07e2a207495a421
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643800
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Releiturade um livro escolarde Charlesab der HaldenEscola. Livro didático. Leituramoral. França. ReminiscênciasEducaçãoNeste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. ReminiscencesUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 173-194Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 173-194Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 173-1941980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800/11292Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessThiollent, Michel2016-03-03T13:59:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643800Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T13:59:18Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
title Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
spellingShingle Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
Thiollent, Michel
Escola. Livro didático. Leitura
moral. França. Reminiscências
Educação
title_short Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
title_full Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
title_fullStr Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
title_full_unstemmed Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
title_sort Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
author Thiollent, Michel
author_facet Thiollent, Michel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiollent, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Livro didático. Leitura
moral. França. Reminiscências
Educação
topic Escola. Livro didático. Leitura
moral. França. Reminiscências
Educação
description Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800/11292
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 173-194
Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 173-194
Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 173-194
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186162180096