Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800 |
Resumo: | Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences |
id |
UNICAMP-18_860b809d435e5b5bf07e2a207495a421 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643800 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der HaldenEscola. Livro didático. Leituramoral. França. ReminiscênciasEducaçãoNeste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. ReminiscencesUniversidade Estadual de Campinas2016-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 173-194Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 173-194Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 173-1941980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800/11292Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessThiollent, Michel2016-03-03T13:59:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643800Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-03T13:59:18Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
title |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
spellingShingle |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden Thiollent, Michel Escola. Livro didático. Leitura moral. França. Reminiscências Educação |
title_short |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
title_full |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
title_fullStr |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
title_full_unstemmed |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
title_sort |
Releiturade um livro escolarde Charlesab der Halden |
author |
Thiollent, Michel |
author_facet |
Thiollent, Michel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thiollent, Michel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola. Livro didático. Leitura moral. França. Reminiscências Educação |
topic |
Escola. Livro didático. Leitura moral. França. Reminiscências Educação |
description |
Neste estudo sobre aprendizagem da leitura e da moral, analisa-se retrospectivamente um manual escolar em uso nas escolas primárias da França entre 1934 e 1960, cujo autor é Charles ab der Halden, O objetivo consiste em mostrar como, naquela época, a leitura estava intimamente associada à aquisição de uma moral que se caracterizava como moral republicana, centrada no esforço individual, no respeito à ordem e ao dever. O mérodo aqui utilizado, de tipo qualitativo, toma em consideração as lembranças do leitor do livro, então em situação de aluno, e procura encontrar conexões intelectuais e históricas subjacentes à concepção da leitura e da educação no autor em questão, considerada como altamente representativa da escola primária francesa, na primeira metade do século XX.Abstract: In {his study on lhe learning of reading and moral, the author analyzes a book wrinen by Charles ad der Halden and used in French primary schools betWeen 1934 and 1960. It aims to show how, in that time, reading was related to a morallearning, characterized as a republican moral, based on an individual endeavor and the respect to arder and obligations. The method employed here is qualitative and deals with the reminiscences of the reader of the book as a pupil, and seeks some intellectual and historical connections underlying the author's concept of reading, which is highly rcpresentative of the French primary school, in the fim half of the 20th century.Keywords: School, textbook. Reading. Moral. Francc. Reminiscences |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643800/11292 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 15 No. 3: set./dez.2004[45]; 173-194 Pro-Posições; Vol. 15 Núm. 3: set./dez.2004[45]; 173-194 Pro-Posições; v. 15 n. 3: set./dez.2004[45]; 173-194 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186162180096 |