O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Maria da Conceição Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656
Resumo: Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.
id URI-1_f4cd6e4ae263319d118cf9557128ef5c
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/4656
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURALivro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil.Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.Editora URI - Frederico WestphSantana, Andréia da Cunha MalheirosFerreira, Maria da Conceição Coelho2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/465610.31512/19825625.2023.18.32.148-167Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-1671982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656/3421Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T23:27:20Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4656Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T23:27:20Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
title O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil.
title_short O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
title_full O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
title_sort O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
author Santana, Andréia da Cunha Malheiros
author_facet Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Ferreira, Maria da Conceição Coelho
author_role author
author2 Ferreira, Maria da Conceição Coelho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Andréia da Cunha Malheiros
Ferreira, Maria da Conceição Coelho
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil.
topic Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil.
description Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656
10.31512/19825625.2023.18.32.148-167
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656
identifier_str_mv 10.31512/19825625.2023.18.32.148-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656/3421
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167
Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1814253553840029696