O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656 |
Resumo: | Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana. |
id |
URI-1_f4cd6e4ae263319d118cf9557128ef5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/4656 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURALivro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil.Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana.Editora URI - Frederico WestphSantana, Andréia da Cunha MalheirosFerreira, Maria da Conceição Coelho2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/465610.31512/19825625.2023.18.32.148-167Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-1671982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656/3421Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T23:27:20Zoai:ojs.200.203.105.109:article/4656Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T23:27:20Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
title |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
spellingShingle |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA Santana, Andréia da Cunha Malheiros Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil. |
title_short |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
title_full |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
title_fullStr |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
title_sort |
O LIVRO DIDÁTICO FRANCÊS E BRASILEIRO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO DE LEITURA |
author |
Santana, Andréia da Cunha Malheiros |
author_facet |
Santana, Andréia da Cunha Malheiros Ferreira, Maria da Conceição Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maria da Conceição Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Andréia da Cunha Malheiros Ferreira, Maria da Conceição Coelho |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil. |
topic |
Livro didático; Leitura; Literatura; França; Brasil. |
description |
Este artigo analisa como a leitura é trabalhada em dois livros didáticos, um brasileiro e o outro francês. O artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa - um estudo de caso (Yin, 2010). A fundamentação teórica articula diferentes campos do saber como a legislação educacional, o livro didático e o ensino de leitura. Como resultado, foi possível identificar semelhanças e diferenças nos dois materiais didáticos, ambos foram elaborados a partir da pedagogia das competências e estão articulados à legislação vigente de seus países. Como principais pontos de divergência, o livro didático francês trabalha a leitura a partir da literatura clássica e da filosofia humanista, muitos textos são trabalhados na íntegra e com inúmeras atividades propostas, majoritariamente oriundas de um ensino tradicional. O livro didático brasileiro não trabalha com a literatura clássica, prioriza textos de diferentes campos de atuação, a maioria dos textos é fragmento do original e oriunda da esfera cotidiana. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656 10.31512/19825625.2023.18.32.148-167 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656 |
identifier_str_mv |
10.31512/19825625.2023.18.32.148-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/4656/3421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2023 Andréia da Cunha Malheiros Santana, Maria da Conceição Coelho Ferreira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167 Literatura em Debate; v. 18, n. 32 (2023): Diálogos e representações conceituais e intertextuais na literatura; 148-167 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253553840029696 |