Open education, media literacy and MOOCs: issues for teaching practice, from the ecology of the media

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Alexandra Bujokas de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8669265
Resumo: The technology of MOOCs (Massive Open Online Course) has become a prominent galaxy within the universe of open online education, especially after universities of the size of Harvard, Standford and MIT have invested millions of dollars in the creation of their platforms. Like any disruptive technology, MOOCs are still a volatile world, which requires thorough investigation and renew the discussion of the teacher's role. This text seeks to contribute to this debate, addressing four fronts. A brief history of the MOOCs was constructed so that that one can have a structural view of the practices and contradictions inherent to the phenomenon. Next, a critical assessment of the scenario is made, confronting disputed discourses about the innovative character or not of massive open online courses and what academic research has discovered about the phenomenon. The evidence paves the way for a discussion about the "learning designer" teacher, who is necessarily skilled in media and information literacy. Once versed in the culture of MOOCs, it is up to them if, how, and when to join the technology.
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spelling Open education, media literacy and MOOCs: issues for teaching practice, from the ecology of the mediaEducação aberta, letramento midiático e MOOCs: questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias Educação aberta, letramento midiático e MOOCs: questões para a prática docente, a partir da ecologia das mídias Educação abertaLetramento midiático e informacionalMOOCsEducação AbertaLetramento midiático e informacionalMOOCsOpen educationMedia and information literacyMOOCsThe technology of MOOCs (Massive Open Online Course) has become a prominent galaxy within the universe of open online education, especially after universities of the size of Harvard, Standford and MIT have invested millions of dollars in the creation of their platforms. Like any disruptive technology, MOOCs are still a volatile world, which requires thorough investigation and renew the discussion of the teacher's role. This text seeks to contribute to this debate, addressing four fronts. A brief history of the MOOCs was constructed so that that one can have a structural view of the practices and contradictions inherent to the phenomenon. Next, a critical assessment of the scenario is made, confronting disputed discourses about the innovative character or not of massive open online courses and what academic research has discovered about the phenomenon. The evidence paves the way for a discussion about the "learning designer" teacher, who is necessarily skilled in media and information literacy. Once versed in the culture of MOOCs, it is up to them if, how, and when to join the technology.A tecnologia dos MOOCs (Massive Open Online Course) tornou-se uma galáxia em evidência dentro do universo da educação aberta on-line, em especial depois que universidades, do porte de Harvard, Standford e MIT, investiram milhões de dólares na criação de suas plataformas. Como qualquer tecnologia disruptiva, os MOOCs ainda são um mundo volátil, que requer investigação apurada e renova a discussão sobre o papel do professor. O presente texto procura contribuir para esse debate, abordando quatro frentes. Foi construído um breve histórico dos MOOCs, de modo que se possa ter uma visão estrutural das práticas e contradições inerentes ao fenômeno. A seguir, é feita uma avaliação crítica do cenário, confrontando-se discursos sobre o caráter inovador ou não dos cursos abertos massivos online e sobre o que a pesquisa acadêmica de fato já descobriu sobre o fenômeno. As evidências abrem o caminho para uma discussão sobre o professor “designer de aprendizagem”, necessariamente hábil em letramento midiático e informacional. Uma vez versado na cultura dos MOOCs, cabe a ele se, como e quando aderir à tecnologia.A tecnologia dos MOOCs (Massive Open Online Course) tornou-se uma galáxia em evidência dentro do universo da educação aberta on-line, em especial depois que universidades, do porte de Harvard, Standford e MIT, investiram milhões de dólares na criação de suas plataformas. Como qualquer tecnologia disruptiva, os MOOCs ainda são um mundo volátil, que requer investigação apurada e renova a discussão sobre o papel do professor. O presente texto procura contribuir para esse debate, abordando quatro frentes. Foi construído um breve histórico dos MOOCs, de modo que se possa ter uma visão estrutural das práticas e contradições inerentes ao fenômeno. A seguir, é feita uma avaliação crítica do cenário, confrontando-se discursos sobre o caráter inovador ou não dos cursos abertos massivos online e sobre o que a pesquisa acadêmica de fato já descobriu sobre o fenômeno. As evidências abrem o caminho para uma discussão sobre o professor “designer de aprendizagem”, necessariamente hábil em letramento midiático e informacional. 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