Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bond, Karen E.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135
Resumo: este artigo, oferecido a professores que suspeitam que as inibições das crianças em relação ao gênero impedem a aprendizagem em ambientes coeducacionais, descreve como meninos e meninas encontraram solos comuns em um programa de dança e educação australiano. A autora discute como o uso de máscaras nas aulas de dança para crianças em idade pré-escolar pode transformar comportamentos e idéias estereotipadas sobre gênero presentes nas aulas de dança através da modificação do uso e das escolhas de movimento com finalidade criativa. Para isto, apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada durante 15 semanas em ambiente escolar e as possibilidades abertas através do uso de uma metodologia multimediática.Abstract: this article, offered to teachers who have suspected that children's gender inhibitions impede learning in coeducational settings, describes how boys and girls found a commom ground in Australian dance education programo The author discusses how the use of props in dance classes through creative movement can change behaviour and pre conceived ideas about gender often present in dance classes in school environment. ln this article she shares some findings of her research in school setting based on qualitative analysis, giving emphasis to a a possibility of making use of a methodology thant inlcudes multimedia approaches.Descriptors: Gender. Dance. Education, Movement,. Children
id UNICAMP-18_8f6b46719ce47410baf727471b945d42
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644135
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *Gênero. Dança. Educação. Movimento. CriançasEducaçãoeste artigo, oferecido a professores que suspeitam que as inibições das crianças em relação ao gênero impedem a aprendizagem em ambientes coeducacionais, descreve como meninos e meninas encontraram solos comuns em um programa de dança e educação australiano. A autora discute como o uso de máscaras nas aulas de dança para crianças em idade pré-escolar pode transformar comportamentos e idéias estereotipadas sobre gênero presentes nas aulas de dança através da modificação do uso e das escolhas de movimento com finalidade criativa. Para isto, apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada durante 15 semanas em ambiente escolar e as possibilidades abertas através do uso de uma metodologia multimediática.Abstract: this article, offered to teachers who have suspected that children's gender inhibitions impede learning in coeducational settings, describes how boys and girls found a commom ground in Australian dance education programo The author discusses how the use of props in dance classes through creative movement can change behaviour and pre conceived ideas about gender often present in dance classes in school environment. ln this article she shares some findings of her research in school setting based on qualitative analysis, giving emphasis to a a possibility of making use of a methodology thant inlcudes multimedia approaches.Descriptors: Gender. Dance. Education, Movement,. ChildrenUniversidade Estadual de Campinas2016-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 46-54Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 46-54Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 46-541980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135/11573Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBond, Karen E.2016-03-11T13:44:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644135Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-11T13:44:09Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
title Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
spellingShingle Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
Bond, Karen E.
Gênero. Dança. Educação. Movimento. Crianças
Educação
title_short Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
title_full Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
title_fullStr Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
title_full_unstemmed Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
title_sort Como "criaturas selvagens" domaram as distinções de gênero *
author Bond, Karen E.
author_facet Bond, Karen E.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bond, Karen E.
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Dança. Educação. Movimento. Crianças
Educação
topic Gênero. Dança. Educação. Movimento. Crianças
Educação
description este artigo, oferecido a professores que suspeitam que as inibições das crianças em relação ao gênero impedem a aprendizagem em ambientes coeducacionais, descreve como meninos e meninas encontraram solos comuns em um programa de dança e educação australiano. A autora discute como o uso de máscaras nas aulas de dança para crianças em idade pré-escolar pode transformar comportamentos e idéias estereotipadas sobre gênero presentes nas aulas de dança através da modificação do uso e das escolhas de movimento com finalidade criativa. Para isto, apresenta dados de pesquisa qualitativa realizada durante 15 semanas em ambiente escolar e as possibilidades abertas através do uso de uma metodologia multimediática.Abstract: this article, offered to teachers who have suspected that children's gender inhibitions impede learning in coeducational settings, describes how boys and girls found a commom ground in Australian dance education programo The author discusses how the use of props in dance classes through creative movement can change behaviour and pre conceived ideas about gender often present in dance classes in school environment. ln this article she shares some findings of her research in school setting based on qualitative analysis, giving emphasis to a a possibility of making use of a methodology thant inlcudes multimedia approaches.Descriptors: Gender. Dance. Education, Movement,. Children
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644135/11573
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 9 No. 2: jun.1998[26]; 46-54
Pro-Posições; Vol. 9 Núm. 2: jun.1998[26]; 46-54
Pro-Posições; v. 9 n. 2: jun.1998[26]; 46-54
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217187359653888