A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleinubing, Neusa Dendena
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Saraiva, Maria do Carmo, Francischi, Vanessa Gertrudes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459
Resumo: Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou “ousadias” relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer. 
id UEM-9_78041eb101600b08b44f878b27ecdc88
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/15459
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459DançaGêneroEducação física escolarDançaGêneroEducação física escolarEsse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou “ousadias” relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer. Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfimage/tiffhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459Journal of Physical Education; Vol 24 No 1 (2013); 71-82Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 1 (2013); 71-82Journal of Physical Education; v. 24 n. 1 (2013); 71-822448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459/11486https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459/751375141449Kleinubing, Neusa DendenaSaraiva, Maria do CarmoFrancischi, Vanessa Gertrudesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T15:38:14Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/15459Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2023-01-10T15:38:14Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
title A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
spellingShingle A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
Kleinubing, Neusa Dendena
Dança
Gênero
Educação física escolar
Dança
Gênero
Educação física escolar
title_short A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
title_full A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
title_fullStr A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
title_full_unstemmed A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
title_sort A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento doi: 10.4025/reveducfis.v24i1.15459
author Kleinubing, Neusa Dendena
author_facet Kleinubing, Neusa Dendena
Saraiva, Maria do Carmo
Francischi, Vanessa Gertrudes
author_role author
author2 Saraiva, Maria do Carmo
Francischi, Vanessa Gertrudes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleinubing, Neusa Dendena
Saraiva, Maria do Carmo
Francischi, Vanessa Gertrudes
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Gênero
Educação física escolar
Dança
Gênero
Educação física escolar
topic Dança
Gênero
Educação física escolar
Dança
Gênero
Educação física escolar
description Esse artigo apresenta pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como a dança pode se configurar em espaço-tempo de compartilhamento de experiências nas aulas de educação física no Ensino Médio. Discutiremos a categoria estereótipos de movimento e gênero na dança, resultado das observações realizadas em aulas de educação física no Ensino Médio, nas quais a dança foi o conteúdo trabalhado. Os colaboradores foram jovens de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio; os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram observação participante, diário de campo e grupo focal. As reflexões transitam pelos cenários nos quais os estereótipos de movimento e gênero se constituíram, implicando no pensar e fazer dança. Os resultados apontam que, ainda hoje, há reprodução dos papéis historicamente representados por homens e mulheres e que, embora a dança seja fortemente marcada por esses estereótipos, algumas transgressões ou “ousadias” relacionadas ao movimento e gênero já começaram acontecer. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459/11486
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/15459/751375141449
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/tiff
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 24 No 1 (2013); 71-82
Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 1 (2013); 71-82
Journal of Physical Education; v. 24 n. 1 (2013); 71-82
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543433768960