Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Neusa Maria Mendes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455
Resumo: Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.Abstract:The issues of diversity and cultural contact have always been inherent to mankind, and are now very present in modern societies. A new element added to that is the questioning of constituted ways to explain things, and the theoretical premises of these new kinds of explanation seem to be outdated as possibilities of understanding this new moment and situation. When we put it like this, we have the surge of an intense discussion around the ways knowledge is produced, as well as its reach and limitations, with the questioning of the constituted kinds of knowledge and disciplinary fields built up by mankind. In this debate, the analysis of relationships between anthropology, cultural studies and education proves to be a theoretical challenge of modernity and also a need in face of the principles and practices in the articulation between the scientific field and the educational process in modern society.Key words: Anthropology. Cultural studies. Diversity. Culture. Education
id UNICAMP-18_967335e6fb281b86ff534bafd40d892f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643455
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidadeAntropologia. Estudos Culturais. Educação. Diversidade. CulturaEducaçãoDesde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.Abstract:The issues of diversity and cultural contact have always been inherent to mankind, and are now very present in modern societies. A new element added to that is the questioning of constituted ways to explain things, and the theoretical premises of these new kinds of explanation seem to be outdated as possibilities of understanding this new moment and situation. When we put it like this, we have the surge of an intense discussion around the ways knowledge is produced, as well as its reach and limitations, with the questioning of the constituted kinds of knowledge and disciplinary fields built up by mankind. In this debate, the analysis of relationships between anthropology, cultural studies and education proves to be a theoretical challenge of modernity and also a need in face of the principles and practices in the articulation between the scientific field and the educational process in modern society.Key words: Anthropology. Cultural studies. Diversity. Culture. EducationUniversidade Estadual de Campinas2016-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 47-82Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 47-82Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 47-821980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455/10984Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Neusa Maria Mendes2016-02-22T12:06:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643455Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-22T12:06:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
title Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
spellingShingle Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
Gusmão, Neusa Maria Mendes
Antropologia. Estudos Culturais. Educação. Diversidade. Cultura
Educação
title_short Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
title_full Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
title_fullStr Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
title_full_unstemmed Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
title_sort Antropologia, Estudos Culturais e Educação: desafios da modernidade
author Gusmão, Neusa Maria Mendes
author_facet Gusmão, Neusa Maria Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Neusa Maria Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia. Estudos Culturais. Educação. Diversidade. Cultura
Educação
topic Antropologia. Estudos Culturais. Educação. Diversidade. Cultura
Educação
description Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.Abstract:The issues of diversity and cultural contact have always been inherent to mankind, and are now very present in modern societies. A new element added to that is the questioning of constituted ways to explain things, and the theoretical premises of these new kinds of explanation seem to be outdated as possibilities of understanding this new moment and situation. When we put it like this, we have the surge of an intense discussion around the ways knowledge is produced, as well as its reach and limitations, with the questioning of the constituted kinds of knowledge and disciplinary fields built up by mankind. In this debate, the analysis of relationships between anthropology, cultural studies and education proves to be a theoretical challenge of modernity and also a need in face of the principles and practices in the articulation between the scientific field and the educational process in modern society.Key words: Anthropology. Cultural studies. Diversity. Culture. Education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643455/10984
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 19 No. 3: set./dez.2008[57]; 47-82
Pro-Posições; Vol. 19 Núm. 3: set./dez.2008[57]; 47-82
Pro-Posições; v. 19 n. 3: set./dez.2008[57]; 47-82
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185209024512