PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic management |
id |
UNICAMP-18_a64161cfbe83ceaff602284ea7ab677a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643666 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de casoPolíticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democráticaEducaçãoTrata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic managementUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 227-2421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666/11183Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lindamir Cardoso VieiraCardoso, Beatriz Roberto de Lima2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643666Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
title |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
spellingShingle |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática Educação |
title_short |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
title_full |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
title_fullStr |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
title_sort |
PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso |
author |
Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira |
author_facet |
Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira Cardoso, Beatriz Roberto de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Beatriz Roberto de Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira Cardoso, Beatriz Roberto de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática Educação |
topic |
Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática Educação |
description |
Trata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic management |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666/11183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242 Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242 Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217185779449856 |