PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cardoso, Beatriz Roberto de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666
Resumo: Trata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic management
id UNICAMP-18_a64161cfbe83ceaff602284ea7ab677a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643666
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de casoPolíticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democráticaEducaçãoTrata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic managementUniversidade Estadual de Campinas2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 227-2421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666/11183Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Lindamir Cardoso VieiraCardoso, Beatriz Roberto de Lima2016-02-29T14:01:53Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643666Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-29T14:01:53Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
title PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
spellingShingle PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira
Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática
Educação
title_short PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
title_full PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
title_fullStr PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
title_full_unstemmed PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
title_sort PolÌticas municipais de formaÁ„o contÌnua de professores para a educaÁ„o infantil: estudo de caso
author Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira
author_facet Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira
Cardoso, Beatriz Roberto de Lima
author_role author
author2 Cardoso, Beatriz Roberto de Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Lindamir Cardoso Vieira
Cardoso, Beatriz Roberto de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática
Educação
topic Políticas públicas. Formação contínua de educadores. Educação infantil. Gestão democrática
Educação
description Trata-se de uma pesquisa sobre formação contínua de educadores da educação infantil (0-6 anos). É um estudo de caso de natureza qualitativa, desenvolvido em um município da Grande São Paulo. Foram escolhidos para análise programas de formação de 2002 e 2003. O objetivo foi investigar quais são os eixos orientadores das ações desenvolvidas e como se situam desenvolvimento profissional, institucional e projeto escolar nas ações formativas implementadas em cursos e palestras. A hipótese de trabalho foi que há uma racionalidade técnico-instrumental que orienta as ações formativas, não sendo relevantes ações voltadas para o fortalecimento do projeto escolar, institucional, pessoal e profissional específicos das escolas. Observou-se que as ações são fragmentadas, o olhar para as equipes escolares também, não há uma concepção da criança concreta orientando as ações; não sendo todos os que lidam com a criança que passam por formação. Há pouca clareza sobre quem é a criança das escolas.Abstract: This paper is about a research on continued early childhood education (ages 0-6) teacher formation. In this qualitative study, carried out in a town in the São Paulo metropolitan region, analyzed syllabuses of 2002 and 2003. Our objective was to investigate the rationale behind practice and the role of professional / institutional development and school projects in actions for teacher formation developed through courses and lectures. Our hypothesis is that there is a technical rationality that guides the educational actions which disregard relevant actions for the improvement of educational, institutional, personal, professional and other specific projects of schools. It was observed that actions are fragmented and that school staffs are treated in a fragmented way too. There is not a conception of children themselves guiding the actions and not all professionals involved in children’s education go through proper formation processes to do their jobs in schools. In fact, the profile of such children is still to be drawn.Key words: Public policies. Continued educator formation. Early childhood education. Democratic management
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643666/11183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 17 No. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242
Pro-Posições; Vol. 17 Núm. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242
Pro-Posições; v. 17 n. 1: jan./abr.2006[49]; 227-242
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217185779449856