Considerations on Brazilian teacher training indicator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwerz, Roseli Constantino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Deimling, Natalia Neves Macedo, Deimling, Cesar Vanderlei, Silva, Daniele Cristina da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660713
Resumo: In this paper, we analyze the data from Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação on teacher training in Brazil. The data selected for analysis were taken from the synopses provided between 2001 and 2015 and comprise the number of available places, admissions and graduates by undergraduate courses. From the data analysis, we can observe that the number of places available at universities has increased during the period, but teacher-training courses still present low demand and many unfilled places. Physics courses have the lowest number of graduates compared to other courses analyzed. This reality may be influenced by many factors such as high evasion rate and low demand for teacher-training courses.
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spelling Considerations on Brazilian teacher training indicatorConsideraciones sobre los indicadores de formación docente en el BrasilConsiderações sobre os indicadores de formação docente no BrasilTeacher educationTeacher-training coursesHigher educationEvasionFormación de profesoresGraduaciónEnseñanza superiorEvasiónFormação de professoresLicenciaturaEnsino superiorEvasãoIn this paper, we analyze the data from Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação on teacher training in Brazil. The data selected for analysis were taken from the synopses provided between 2001 and 2015 and comprise the number of available places, admissions and graduates by undergraduate courses. From the data analysis, we can observe that the number of places available at universities has increased during the period, but teacher-training courses still present low demand and many unfilled places. Physics courses have the lowest number of graduates compared to other courses analyzed. This reality may be influenced by many factors such as high evasion rate and low demand for teacher-training courses.En este artículo buscamos analizar y hacer algunas consideraciones con respecto a los indicadores publicados por el Instituto Nacional de Estudios e Investigación Educativa Anísio Teixeira / Ministerio de Educación sobre la formación de docentes en cursos de pregrado en Brasil. Los datos seleccionados para análisis y discusión se tomaron de las sinopsis estadísticas proporcionadas entre los años 2001 y 2015 y comprenden el número de lugares ofrecidos, boletos y graduados para cursos de pregrado. A partir del análisis de datos, podemos ver que, aunque el número de vacantes ha aumentado en el período, los cursos de pregrado todavía tienen poca demanda y muchas vacantes vacantes. Los cursos de física tienen el menor número de graduados en comparación con los otros cursos analizados. Esta realidad puede estar influenciada por diferentes factores, entre los cuales la baja demanda de cursos de pregrado y la alta tasa de deserción.Neste artigo buscamos analisar e tecer algumas considerações a respeito dos indicadores divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação sobre a formação de professores nos cursos de licenciatura no Brasil. Os dados selecionados para análise e discussão foram retirados das sinopses estatísticas fornecidas entre os anos de 2001 e 2015 e compreendem o número de vagas oferecidas, de ingressos e de concluintes por cursos de graduação. A partir da análise dos dados, podemos observar que, embora o número de vagas tenha aumentado no período, os cursos de licenciatura ainda apresentam baixa procura e muitas vagas ociosas. Os cursos de Física têm o menor número de concluintes em comparação com os outros cursos analisados. Essa realidade pode ser influenciada por diferentes fatores, entre os quais a baixa procura por cursos de licenciatura e a alta taxa de evasão.Universidade Estadual de Campinas2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660713Pro-Posições; Vol. 31 (2020): Publicação Contínua; e20170199Pro-Posições; Vol. 31 (2020): Publicação Contínua; e20170199Pro-Posições; v. 31 (2020): Publicação Contínua; e201701991980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660713/22751https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8660713/22776Brazil; 2001-2015Brasil; 2001-2015Brasil; 2001-2015Copyright (c) 2020 Pró-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess Schwerz, Roseli ConstantinoDeimling, Natalia Neves Macedo Deimling, Cesar Vanderlei Silva, Daniele Cristina da 2022-03-18T18:45:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8660713Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:45:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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