Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eufrásio , Daniela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barzotto, Valdir Heitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306
Resumo: This bibliographical research exposes discursive characteristics of the “teaching of writing in the early years of elementary school” school content when taken as object of study and proposes reflections on its disciplinary configuration (Foucault, 2004). The analysis covered 15 articles, from two areas of knowledge, “Psychology” and “Education.” We focused on the characterization of the discursive genre “scientific article” (Bakhtin, 2011), and identified important disciplinary distinctions in the productions of each area of knowledge. Whereas Psychology publications exposed results from tests and tasks to verify writing knowledge and corroborate previous research in standardized articles according to the IMRD communication model, Education publications did not conform to this model and focused on teaching of writing processes based on different didactic practices. Identifying characteristics of legitimization of research results as teaching objects in the school sphere was also possible.
id UNICAMP-18_a92a765183302b2be1069ffed76f0b4e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675306
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018 Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018Ensino da escritaPrimeiro ciclo do ensino fundamentalProdução do conhecimentoEnsino da escritaPrimeiro ciclo do ensino fundamentalProdução do conhecimentoTeaching of writingFirst cycle of elementary educationProduction of knowledgeThis bibliographical research exposes discursive characteristics of the “teaching of writing in the early years of elementary school” school content when taken as object of study and proposes reflections on its disciplinary configuration (Foucault, 2004). The analysis covered 15 articles, from two areas of knowledge, “Psychology” and “Education.” We focused on the characterization of the discursive genre “scientific article” (Bakhtin, 2011), and identified important disciplinary distinctions in the productions of each area of knowledge. Whereas Psychology publications exposed results from tests and tasks to verify writing knowledge and corroborate previous research in standardized articles according to the IMRD communication model, Education publications did not conform to this model and focused on teaching of writing processes based on different didactic practices. Identifying characteristics of legitimization of research results as teaching objects in the school sphere was also possible.Esta pesquisa bibliográfica expõe características discursivas do conteúdo escolar “ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental” quando tomado como objeto de pesquisa, e propõe reflexões sobre a sua configuração disciplinar (Foucault, 2004). A análise abrangeu 15 artigos, advindos de duas áreas do conhecimento, Psicologia e Educação. Focalizou-se na caracterização do gênero discursivo “artigo científico” (Bakhtin, 2011), e identificaram-se importantes distinções disciplinares nas produções de cada área do conhecimento. Enquanto as da Psicologia expuseram resultados a partir de testes e tarefas de verificação do conhecimento da escrita e da corroboração de pesquisas anteriores em artigos padronizados conforme o modelo de comunicação IMRD, as da Educação não se apresentaram em conformidade com esse modelo e focalizaram os processos de ensino da escrita a partir de práticas didáticas diversas. Foi possível, ainda, identificar características de legitimação dos resultados de pesquisa como objetos de ensino na esfera escolar.Esta pesquisa bibliográfica expõe características discursivas do conteúdo escolar “ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental” quando tomado como objeto de pesquisa, e propõe reflexões sobre a sua configuração disciplinar (Foucault, 2004). A análise abrangeu 15 artigos, advindos de duas áreas do conhecimento, Psicologia e Educação. Focalizou-se na caracterização do gênero discursivo “artigo científico” (Bakhtin, 2011), e identificaram-se importantes distinções disciplinares nas produções de cada área do conhecimento. Enquanto as da Psicologia expuseram resultados a partir de testes e tarefas de verificação do conhecimento da escrita e da corroboração de pesquisas anteriores em artigos padronizados conforme o modelo de comunicação IMRD, as da Educação não se apresentaram em conformidade com esse modelo e focalizaram os processos de ensino da escrita a partir de práticas didáticas diversas. Foi possível, ainda, identificar características de legitimação dos resultados de pesquisa como objetos de ensino na esfera escolar.Universidade Estadual de Campinas2023-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200071Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200071Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e202000711980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306/33130https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306/331312008 - 20182008 - 20182008 - 2018Copyright (c) 2023 Pro-Posiçõeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEufrásio , DanielaBarzotto, Valdir Heitor2023-12-18T14:03:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8675306Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2023-12-18T14:03:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
Análise de características discursivas e disciplinares em artigos sobre o ensino da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental publicados entre 2008 e 2018
title Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
spellingShingle Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
Eufrásio , Daniela
Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Teaching of writing
First cycle of elementary education
Production of knowledge
title_short Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
title_full Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
title_fullStr Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
title_full_unstemmed Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
title_sort Analysis of discursive and disciplinary characteristics in articles on teaching of writing in the early years of elementary school published between 2008 and 2018
author Eufrásio , Daniela
author_facet Eufrásio , Daniela
Barzotto, Valdir Heitor
author_role author
author2 Barzotto, Valdir Heitor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eufrásio , Daniela
Barzotto, Valdir Heitor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Teaching of writing
First cycle of elementary education
Production of knowledge
topic Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Ensino da escrita
Primeiro ciclo do ensino fundamental
Produção do conhecimento
Teaching of writing
First cycle of elementary education
Production of knowledge
description This bibliographical research exposes discursive characteristics of the “teaching of writing in the early years of elementary school” school content when taken as object of study and proposes reflections on its disciplinary configuration (Foucault, 2004). The analysis covered 15 articles, from two areas of knowledge, “Psychology” and “Education.” We focused on the characterization of the discursive genre “scientific article” (Bakhtin, 2011), and identified important disciplinary distinctions in the productions of each area of knowledge. Whereas Psychology publications exposed results from tests and tasks to verify writing knowledge and corroborate previous research in standardized articles according to the IMRD communication model, Education publications did not conform to this model and focused on teaching of writing processes based on different didactic practices. Identifying characteristics of legitimization of research results as teaching objects in the school sphere was also possible.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306/33130
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8675306/33131
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Pro-Posições
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv 2008 - 2018
2008 - 2018
2008 - 2018
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200071
Pro-Posições; Vol. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200071
Pro-Posições; v. 34 (2023): Publicação Contínua; e20200071
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190494896128