Contributions to the study of teachers’associativism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier , Libânia Nacif
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061
Resumo: Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.
id UNICAMP-18_b31cc227430847b072f90699016c1140
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658061
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Contributions to the study of teachers’associativism Contribuições ao estudo do associativismo docenteAssociative teacherHistory of educationEducational research.Professor associativoHistória da educaçãoPesquisa educacional.Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.Universidade Estadual de Campinas2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21955https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21956Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2019 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier , Libânia Nacif2022-03-18T18:46:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658061Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:46:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contributions to the study of teachers’associativism
Contribuições ao estudo do associativismo docente
title Contributions to the study of teachers’associativism
spellingShingle Contributions to the study of teachers’associativism
Xavier , Libânia Nacif
Associative teacher
History of education
Educational research.
Professor associativo
História da educação
Pesquisa educacional.
title_short Contributions to the study of teachers’associativism
title_full Contributions to the study of teachers’associativism
title_fullStr Contributions to the study of teachers’associativism
title_full_unstemmed Contributions to the study of teachers’associativism
title_sort Contributions to the study of teachers’associativism
author Xavier , Libânia Nacif
author_facet Xavier , Libânia Nacif
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier , Libânia Nacif
dc.subject.por.fl_str_mv Associative teacher
History of education
Educational research.
Professor associativo
História da educação
Pesquisa educacional.
topic Associative teacher
History of education
Educational research.
Professor associativo
História da educação
Pesquisa educacional.
description Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21955
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23
Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23
Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217189354045440