Contributions to the study of teachers’associativism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061 |
Resumo: | Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores. |
id |
UNICAMP-18_b31cc227430847b072f90699016c1140 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658061 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contributions to the study of teachers’associativism Contribuições ao estudo do associativismo docenteAssociative teacherHistory of educationEducational research.Professor associativoHistória da educaçãoPesquisa educacional.Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores.Universidade Estadual de Campinas2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-231980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21955https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21956Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2019 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessXavier , Libânia Nacif2022-03-18T18:46:14Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8658061Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:46:14Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributions to the study of teachers’associativism Contribuições ao estudo do associativismo docente |
title |
Contributions to the study of teachers’associativism |
spellingShingle |
Contributions to the study of teachers’associativism Xavier , Libânia Nacif Associative teacher History of education Educational research. Professor associativo História da educação Pesquisa educacional. |
title_short |
Contributions to the study of teachers’associativism |
title_full |
Contributions to the study of teachers’associativism |
title_fullStr |
Contributions to the study of teachers’associativism |
title_full_unstemmed |
Contributions to the study of teachers’associativism |
title_sort |
Contributions to the study of teachers’associativism |
author |
Xavier , Libânia Nacif |
author_facet |
Xavier , Libânia Nacif |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier , Libânia Nacif |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Associative teacher History of education Educational research. Professor associativo História da educação Pesquisa educacional. |
topic |
Associative teacher History of education Educational research. Professor associativo História da educação Pesquisa educacional. |
description |
Apresentando referências úteis para desenvolver o estudo do associativismo de professores do ponto de vista sócio-histórico, o artigo aborda questões que se tornaram centrais para o desenvolvimento de nossa pesquisa. Está dividido em sete tópicos. O primeiro tópico destaca as contribuições da História Social e o segundo destaca a contribuição das teorias dos movimentos sociais e suas tradições de pesquisa. O terceiro tópico concentra-se nas contribuições da ciência política e o próximo tópico aborda os estudos sociológicos do movimento trabalhista. O quinto tópico apresenta alguns resultados da pesquisa que embasa o presente artigo, enquanto o sexto comenta dois artigos que analisam a produção sobre o assunto. O sétimo e último tópico enfatiza a questão das identidades dos professores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21955 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8658061/21956 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brazil; Contemporary Brasil; Contemporâneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23 Pro-Posições; Vol. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23 Pro-Posições; v. 30 (2019): Publicação Contínua; 1-23 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217189354045440 |