Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria José P. M.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sorpres, Thirza Pavan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281
Resumo: Neste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. Physics
id UNICAMP-18_b8def5f23ecf33b13450c445dd1f903d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643281
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à FísicaDispositivo analítico. Análise do discurso. FísicaEducaçãoNeste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. PhysicsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 83-951980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281/10850Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria José P. M.Sorpres, Thirza Pavan2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643281Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
title Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
spellingShingle Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
Almeida, Maria José P. M.
Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física
Educação
title_short Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
title_full Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
title_fullStr Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
title_full_unstemmed Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
title_sort Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
author Almeida, Maria José P. M.
author_facet Almeida, Maria José P. M.
Sorpres, Thirza Pavan
author_role author
author2 Sorpres, Thirza Pavan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria José P. M.
Sorpres, Thirza Pavan
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física
Educação
topic Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física
Educação
description Neste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. Physics
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281/10850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95
Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184761282560