Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281 |
Resumo: | Neste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. Physics |
id |
UNICAMP-18_b8def5f23ecf33b13450c445dd1f903d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643281 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à FísicaDispositivo analítico. Análise do discurso. FísicaEducaçãoNeste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. PhysicsUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 83-951980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281/10850Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria José P. M.Sorpres, Thirza Pavan2016-02-18T14:33:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643281Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:47Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
title |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
spellingShingle |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física Almeida, Maria José P. M. Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física Educação |
title_short |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
title_full |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
title_fullStr |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
title_full_unstemmed |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
title_sort |
Dispositivo analítico para compreensão da leitura de diferentes tipos textuais: exemplos referentes à Física |
author |
Almeida, Maria José P. M. |
author_facet |
Almeida, Maria José P. M. Sorpres, Thirza Pavan |
author_role |
author |
author2 |
Sorpres, Thirza Pavan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria José P. M. Sorpres, Thirza Pavan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física Educação |
topic |
Dispositivo analítico. Análise do discurso. Física Educação |
description |
Neste artigo, articulamos noções que possibilitam a organização de um dispositivo analítico para compreensão de leituras de diferentes tipos de produção. Tecemos considerações sobre essas noções, apoiadas teoricamente na vertente da análise do discurso iniciada por Michel Pêcheux, utilizando, principalmente, publicações realizadas no Brasil por Eni Orlandi. Com o intuito de evidenciar que não se lê da mesma maneira um livro didático, um texto de divulgação científica ou um original de cientista, apresentamos exemplos referentes à Ciência, especificamente à Física. Argumentamos que essas leituras mobilizam diferentes interdiscursos, mesmo que sejam realizadas por um mesmo indivíduo, pois supõem diferentes imaginários.Abstract: In this paper, we articulate notions that enable the organization of an analytical device for reading comprehension of different types of productions. Our considerations about these notions are based on discourse analysis from Michael Pêcheux through Eni P. Orlandi publications in Brazil. We present examples about Science, particularly Physics, in order to show that coursebooks, scientific popularization or scientists’ original publications are not read in the same way. Even if the readings are performed by the same individual, we argue that these readings mobilize different interdiscourses asthey assume different imaginary.Key words: Analytical device. Discourse analysis;. Physics |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643281/10850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95 Pro-Posições; v. 22 n. 1: jan./abr.2011[64]; 83-95 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184761282560 |