Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Guilherme Torres
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carbone, Teresa Rachel Junqueira C, Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira, Marinho, Gabriel Dória, Ribeiro, Victoria Maria Brant, Motta, José Inacio Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377
Resumo: Neste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching training
id UNICAMP-18_bb8641b06efd29c5127f3c9ed69f1278
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642377
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógicaNeste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching trainingUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 167-1841980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377/9894Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Guilherme TorresCarbone, Teresa Rachel Junqueira CRosa, Mariana Freitas de Assis PereiraMarinho, Gabriel DóriaRibeiro, Victoria Maria BrantMotta, José Inacio Jardim2016-04-07T13:46:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642377Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:46:25Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
title Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
spellingShingle Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
Correa, Guilherme Torres
title_short Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
title_full Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
title_fullStr Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
title_full_unstemmed Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
title_sort Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
author Correa, Guilherme Torres
author_facet Correa, Guilherme Torres
Carbone, Teresa Rachel Junqueira C
Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira
Marinho, Gabriel Dória
Ribeiro, Victoria Maria Brant
Motta, José Inacio Jardim
author_role author
author2 Carbone, Teresa Rachel Junqueira C
Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira
Marinho, Gabriel Dória
Ribeiro, Victoria Maria Brant
Motta, José Inacio Jardim
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Guilherme Torres
Carbone, Teresa Rachel Junqueira C
Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira
Marinho, Gabriel Dória
Ribeiro, Victoria Maria Brant
Motta, José Inacio Jardim
description Neste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching training
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377/9894
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184
Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183837487104