Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377 |
Resumo: | Neste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching training |
id |
UNICAMP-18_bb8641b06efd29c5127f3c9ed69f1278 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642377 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógicaNeste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching trainingUniversidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 167-1841980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377/9894Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Guilherme TorresCarbone, Teresa Rachel Junqueira CRosa, Mariana Freitas de Assis PereiraMarinho, Gabriel DóriaRibeiro, Victoria Maria BrantMotta, José Inacio Jardim2016-04-07T13:46:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642377Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-04-07T13:46:25Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
title |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
spellingShingle |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica Correa, Guilherme Torres |
title_short |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
title_full |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
title_fullStr |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
title_full_unstemmed |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
title_sort |
Uma análise crítica do discurso de preceptores em processo de formação pedagógica |
author |
Correa, Guilherme Torres |
author_facet |
Correa, Guilherme Torres Carbone, Teresa Rachel Junqueira C Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira Marinho, Gabriel Dória Ribeiro, Victoria Maria Brant Motta, José Inacio Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Carbone, Teresa Rachel Junqueira C Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira Marinho, Gabriel Dória Ribeiro, Victoria Maria Brant Motta, José Inacio Jardim |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Guilherme Torres Carbone, Teresa Rachel Junqueira C Rosa, Mariana Freitas de Assis Pereira Marinho, Gabriel Dória Ribeiro, Victoria Maria Brant Motta, José Inacio Jardim |
description |
Neste trabalho é analisada a construção coletiva de um discurso pedagógico realizado por preceptores do campo da saúde que passaram por um processo de formação pedagógica. Preceptores são profissionais que, em sua prática clínica, atuam como educadores, acompanhando discentes e residentes em formação. O artigo é constituído por duas partes: A Prática da Preceptoria em Saúde, em que se trata de sua definição, problemas e desafios, apontando um curso de formação como uma estratégia educacional relevante; e Análise Crítica do Discurso, em que se usa metodologia homônima para se debruçar sobre as sínteses coletivas dos preceptores, no sentido de melhor entender os discursos presentes em seus textos e avaliar a apropriação dos conteúdos trabalhados. Constatou-se que, ao mesmo tempo em que a produção discursiva coletiva é um exercício pedagógico enriquecedor, também é um processo desafiador que demanda paciência e dedicação das partes envolvidas para se alcançar o objetivo proposto.Palavras-chave: : Análise Crítica do Discurso. Preceptoria. Formação pedagógicaAbstract This article analyzes the collective construction of pedagogical discourse by preceptors that underwent a pedagogical training program. Preceptors are health professionals who act in their clinical practice as educators, instructing students and residents. The first section discusses the field main definitions, problems and challenges, and argues for the relevance of pedagogical training for preceptors. The second section uses Critical Discourse Analysis to investigate the preceptors’ collective synthesis produced in the training final stages. The article shows that while the collective discursive production is an enriching pedagogical exercise, it is also a challenging process that requires patience and dedication of those involved to achieve the training goals. Keywords: Critical Discourse Analysis, preceptor, teaching training |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642377/9894 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 26 No. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184 Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184 Pro-Posições; v. 26 n. 3: set./dez.2015 [78]; 167-184 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183837487104 |