Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Ester Pereira Neves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513
Resumo: Although the official curricular documents in Brazil in the last couple of decades recommend that philosophy be taught during high school, its presence in Enem was slow and inconstant. From an analysis of the evolution of the number and coverage of philosophy questions in the exam, this paper illustrates some challenges and possibilities that the exam offers to the implementation in curricula. This study gains particular relevance with the recent publication of Brazil’s new common core curriculum (BNCC – Base Nacional Comum Curricular) and the reform of high school education. This article is divided into three parts: 1) a quantitative overview of philosophy coverage over Enem’s history; 2) an analysis of the skills mobilized by philosophy questions over the exam’s different phases; 3) considerations about BNCC from the possibilities and challenges to philosophy presented in the body of this article.
id UNICAMP-18_bbe70697134dcdf8f8b02b7f11e42b5b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671513
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018) Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018) EnemFilosofiaEnsino médioReferenciais curricularesBNCCHigh school philosophyLarge scale assessmentCurricular documentsEnemBNCCEnemFilosofiaEnsino médioReferenciais curricularesBNCCAlthough the official curricular documents in Brazil in the last couple of decades recommend that philosophy be taught during high school, its presence in Enem was slow and inconstant. From an analysis of the evolution of the number and coverage of philosophy questions in the exam, this paper illustrates some challenges and possibilities that the exam offers to the implementation in curricula. This study gains particular relevance with the recent publication of Brazil’s new common core curriculum (BNCC – Base Nacional Comum Curricular) and the reform of high school education. This article is divided into three parts: 1) a quantitative overview of philosophy coverage over Enem’s history; 2) an analysis of the skills mobilized by philosophy questions over the exam’s different phases; 3) considerations about BNCC from the possibilities and challenges to philosophy presented in the body of this article.Embora a presença da filosofia no ensino médio seja preconizada em vários referenciais curriculares nacionais nas últimas décadas, sua presença no Enem no mesmo período ocorreu de forma lenta e inconstante. Através de uma análise da evolução de quantitativo e cobertura de itens de filosofia ao longo das edições do exame, este trabalho ilustra alguns desafios e possibilidades que o exame oferece à implementação de referenciais curriculares. O estudo ganha particular relevância com a recente publicação da Base Nacional Comum Curricular e a anunciada reforma do ensino médio. O artigo é dividido em três partes: 1) panorama quantitativo do componente de filosofia no Enem; 2) análise das habilidades e competências mobilizadas pelos itens de filosofia nas diferentes fases do exame; e 3) considerações sobre a BNCC à luz das possibilidades e desafios para a filosofia apresentados no corpo deste trabalho.Embora a presença da filosofia no ensino médio seja preconizada em vários referenciais curriculares nacionais nas últimas décadas, sua presença no Enem no mesmo período ocorreu de forma lenta e inconstante. Através de uma análise da evolução de quantitativo e cobertura de itens de filosofia ao longo das edições do exame, este trabalho ilustra alguns desafios e possibilidades que o exame oferece à implementação de referenciais curriculares. O estudo ganha particular relevância com a recente publicação da Base Nacional Comum Curricular e a anunciada reforma do ensino médio. O artigo é dividido em três partes: 1) panorama quantitativo do componente de filosofia no Enem; 2) análise das habilidades e competências mobilizadas pelos itens de filosofia nas diferentes fases do exame; e 3) considerações sobre a BNCC à luz das possibilidades e desafios para a filosofia apresentados no corpo deste trabalho.Universidade Estadual de Campinas2022-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190104Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190104Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e201901041980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporenghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513/30503https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513/30504Brazil; 1998-2018Brasil; 1998-2018Brasil; 1998-2018Copyright (c) 2022 Pro-Posiçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Ester Pereira Neves de2022-12-07T13:44:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671513Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-12-07T13:44:39Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018)
Debater para encontrar caminhos: a evolução da presença da filosofia ao longo dos vinte anos do Enem (1998-2018)
title Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
spellingShingle Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
Macedo, Ester Pereira Neves de
Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
High school philosophy
Large scale assessment
Curricular documents
Enem
BNCC
Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
title_short Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
title_full Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
title_fullStr Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
title_full_unstemmed Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
title_sort Finding room for philosophy in a large-scale assessment: an overview of philosophy’s presence over Enem’s twenty years of existence (1998-2018)
author Macedo, Ester Pereira Neves de
author_facet Macedo, Ester Pereira Neves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Ester Pereira Neves de
dc.subject.por.fl_str_mv Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
High school philosophy
Large scale assessment
Curricular documents
Enem
BNCC
Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
topic Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
High school philosophy
Large scale assessment
Curricular documents
Enem
BNCC
Enem
Filosofia
Ensino médio
Referenciais curriculares
BNCC
description Although the official curricular documents in Brazil in the last couple of decades recommend that philosophy be taught during high school, its presence in Enem was slow and inconstant. From an analysis of the evolution of the number and coverage of philosophy questions in the exam, this paper illustrates some challenges and possibilities that the exam offers to the implementation in curricula. This study gains particular relevance with the recent publication of Brazil’s new common core curriculum (BNCC – Base Nacional Comum Curricular) and the reform of high school education. This article is divided into three parts: 1) a quantitative overview of philosophy coverage over Enem’s history; 2) an analysis of the skills mobilized by philosophy questions over the exam’s different phases; 3) considerations about BNCC from the possibilities and challenges to philosophy presented in the body of this article.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513/30503
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8671513/30504
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pro-Posições
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; 1998-2018
Brasil; 1998-2018
Brasil; 1998-2018
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190104
Pro-Posições; Vol. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190104
Pro-Posições; v. 33 (2022): Publicação Contínua; e20190104
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217190152011776