Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902
Resumo: Este artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairs
id UNICAMP-18_c07598977072eb9fdf4abee08b52588c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645902
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorreguladaEste artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairsUniversidade Estadual de Campinas2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 133-1531980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902/13142Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Lourdes Maria Bragagnolo2017-02-23T13:30:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645902Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:30:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
title Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
spellingShingle Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
title_short Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
title_full Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
title_fullStr Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
title_full_unstemmed Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
title_sort Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
author Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_facet Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frison, Lourdes Maria Bragagnolo
description Este artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairs
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902/13142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153
Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153
Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217188401938432