Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902 |
Resumo: | Este artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairs |
id |
UNICAMP-18_c07598977072eb9fdf4abee08b52588c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645902 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorreguladaEste artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairsUniversidade Estadual de Campinas2016-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 133-1531980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902/13142Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrison, Lourdes Maria Bragagnolo2017-02-23T13:30:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645902Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2017-02-23T13:30:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
title |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
spellingShingle |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
title_short |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
title_full |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
title_fullStr |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
title_full_unstemmed |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
title_sort |
Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada |
author |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_facet |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frison, Lourdes Maria Bragagnolo |
description |
Este artigo analisa se a monitoria, entendida como uma modalidade de ensino, potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários. Além do acompanhamento do trabalho de monitoria, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, durante um semestre letivo, realizouse uma entrevista semiestruturada com monitores e professores orientadores e aplicou-se um questionário com os universitários participantes das monitorias. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, e seus resultados evidenciaram que o trabalho realizado foi producente para a aprendizagem autorregulada de monitores e universitários, pois a maior parte desses estudantes aprendeu a utilizar diferentes estratégias de aprendizagem; e que a monitoria tende ao êxito nos espa- ços universitários, por investir na aprendizagem ativa, interativa, mediada e autorregulada.AbstractWe sought in this article to examine whether monitorship, understood as a way of teaching, enhance collaborative and selfregulated learning of college students. The study was based on observation of the monitorship work conducted in an Institution of Higher Education, during one semester, semi-structured interviews with monitors and teachers and of a questionnaire answered by college students participating of the monitorship. The data were subjected to content analysis. The results of this analysis showed that the work done was productive for selfregulated learning of monitors and college students since most of the students learned to use different learning strategies. Monitorship thus tends to be a successful tool at the higher education level as it promotes active, interactive, mediated and self-regulated learning.Keywords: monitorship, teaching, learning among pairs |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8645902/13142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 27 No. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153 Pro-Posições; Vol. 27 Núm. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153 Pro-Posições; v. 27 n. 1: jan./abr.2016[79]; 133-153 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217188401938432 |