Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barchi, Rodrigo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444
Resumo: Esse artigo busca discutir a institucionalização das perspectivas teóricas e práticas da educação ambiental, tendo como objetivo questionar se esse processo pode manter o potencial político da educação ambiental, ou se ele será responsável por sua despolitização, por transformá-la em instrumento de manutenção do poder governamental constituído, com a justificativa de ser a responsável pela salvação da espécie humana e de outros seres vivos da catástrofe ecológica que se aproxima. Para esse debate, serão utilizadas principalmente as noções de política, polícia, consenso e dissenso no trabalho de Jacques Rancière, além da ideia de grande saúde na perspectiva de Nietzsche, e das forças molares e moleculares desenvolvidas por Felix Guattari.Abstract This article discusses if the institutionalization process of theoretical and practical perspectives on environmental education will maintain the political potential of this pedagogical proposal or if it can destroy this force The discussion examines the definitions of ‘politics’, ‘the police’, ‘consensus’ and ‘dissensus’ in the work of Jacques Rancière, alongside the concepts of ‘great health’ presented by Nietzche, and ‘molar’ and ‘molecular’ forces by Felix Guattari. Keywords Politics, education, environment.
id UNICAMP-18_c70f8520fd23faa4699861fdb0bb58d4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642444
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambientePolítica. Educação. Meio ambienteEducaçãoEsse artigo busca discutir a institucionalização das perspectivas teóricas e práticas da educação ambiental, tendo como objetivo questionar se esse processo pode manter o potencial político da educação ambiental, ou se ele será responsável por sua despolitização, por transformá-la em instrumento de manutenção do poder governamental constituído, com a justificativa de ser a responsável pela salvação da espécie humana e de outros seres vivos da catástrofe ecológica que se aproxima. Para esse debate, serão utilizadas principalmente as noções de política, polícia, consenso e dissenso no trabalho de Jacques Rancière, além da ideia de grande saúde na perspectiva de Nietzsche, e das forças molares e moleculares desenvolvidas por Felix Guattari.Abstract This article discusses if the institutionalization process of theoretical and practical perspectives on environmental education will maintain the political potential of this pedagogical proposal or if it can destroy this force The discussion examines the definitions of ‘politics’, ‘the police’, ‘consensus’ and ‘dissensus’ in the work of Jacques Rancière, alongside the concepts of ‘great health’ presented by Nietzche, and ‘molar’ and ‘molecular’ forces by Felix Guattari. Keywords Politics, education, environment.Universidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444Pro-Posições; Vol. 25 No. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-247Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-247Pro-Posições; v. 25 n. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-2471980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444/10297Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarchi, Rodrigo2016-02-18T14:45:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642444Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:37Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
title Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
spellingShingle Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
Barchi, Rodrigo
Política. Educação. Meio ambiente
Educação
title_short Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
title_full Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
title_fullStr Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
title_full_unstemmed Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
title_sort Entre a atividade política e a ação policial: sobre a institucionalização das relações que envolvem a educação e o meio ambiente
author Barchi, Rodrigo
author_facet Barchi, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barchi, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Política. Educação. Meio ambiente
Educação
topic Política. Educação. Meio ambiente
Educação
description Esse artigo busca discutir a institucionalização das perspectivas teóricas e práticas da educação ambiental, tendo como objetivo questionar se esse processo pode manter o potencial político da educação ambiental, ou se ele será responsável por sua despolitização, por transformá-la em instrumento de manutenção do poder governamental constituído, com a justificativa de ser a responsável pela salvação da espécie humana e de outros seres vivos da catástrofe ecológica que se aproxima. Para esse debate, serão utilizadas principalmente as noções de política, polícia, consenso e dissenso no trabalho de Jacques Rancière, além da ideia de grande saúde na perspectiva de Nietzsche, e das forças molares e moleculares desenvolvidas por Felix Guattari.Abstract This article discusses if the institutionalization process of theoretical and practical perspectives on environmental education will maintain the political potential of this pedagogical proposal or if it can destroy this force The discussion examines the definitions of ‘politics’, ‘the police’, ‘consensus’ and ‘dissensus’ in the work of Jacques Rancière, alongside the concepts of ‘great health’ presented by Nietzche, and ‘molar’ and ‘molecular’ forces by Felix Guattari. Keywords Politics, education, environment.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642444/10297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 25 No. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-247
Pro-Posições; Vol. 25 Núm. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-247
Pro-Posições; v. 25 n. 3: set./ dez. 2014 [75]; 229-247
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183933956096