Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learning |
id |
UNICAMP-18_c76e4ff54ddb28e334a9534ef712f424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643349 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à AdministraçãoDiscussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learningEducaçãoO objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learningUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 185-2061980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349/10888Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantovani, Daielly Melina NassifViana, Adriana Backx NoronhaGouvêa, Maria Aparecida2016-02-18T14:33:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643349Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:15Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
spellingShingle |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração Mantovani, Daielly Melina Nassif Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning Educação |
title_short |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_full |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_fullStr |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_full_unstemmed |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
title_sort |
Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração |
author |
Mantovani, Daielly Melina Nassif |
author_facet |
Mantovani, Daielly Melina Nassif Viana, Adriana Backx Noronha Gouvêa, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Adriana Backx Noronha Gouvêa, Maria Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mantovani, Daielly Melina Nassif Viana, Adriana Backx Noronha Gouvêa, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning Educação |
topic |
Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning Educação |
description |
O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learning |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349/10888 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206 Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206 Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184824197120 |