Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantovani, Daielly Melina Nassif
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Viana, Adriana Backx Noronha, Gouvêa, Maria Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learning
id UNICAMP-18_c76e4ff54ddb28e334a9534ef712f424
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643349
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à AdministraçãoDiscussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learningEducaçãoO objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learningUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 185-2061980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349/10888Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMantovani, Daielly Melina NassifViana, Adriana Backx NoronhaGouvêa, Maria Aparecida2016-02-18T14:33:15Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643349Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:33:15Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
spellingShingle Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
Mantovani, Daielly Melina Nassif
Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning
Educação
title_short Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_full Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_fullStr Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_full_unstemmed Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
title_sort Ferramenta fórum para discussão teórica em Estatística aplicada à Administração
author Mantovani, Daielly Melina Nassif
author_facet Mantovani, Daielly Melina Nassif
Viana, Adriana Backx Noronha
Gouvêa, Maria Aparecida
author_role author
author2 Viana, Adriana Backx Noronha
Gouvêa, Maria Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantovani, Daielly Melina Nassif
Viana, Adriana Backx Noronha
Gouvêa, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning
Educação
topic Discussão assíncrona. Fórum. Ensino-aprendizagem de Estatística. E-learning
Educação
description O objetivo deste artigo é analisar a utilização da ferramenta fórum no ensino de Estatística Aplicada à Administração. Estudou-se um fórum realizado em uma disciplina semipresencial, no qual os alunos discutiriam sobre um determinado estudo de caso que deveriam resolver (pesquisa sobre a viabilidade de um novo negócio). Observou-se que a maior parte dos alunos matriculados participou da atividade, provavelmente devido à sua obrigatoriedade. A maioria das mensagens foi classificada como relevante, correta e adequada, caracterizando debates. Ocorreu, porém, grande repetição, provavelmente devido à grande quantidade de alunos e à predominante participação no último dia da atividade. Houve poucos acessos após o encerramento da discussão, o que indica que o conteúdo construído foi pouco utilizado como fonte de consulta. De forma geral, a experiência foi bem-sucedida, indicando que esta ferramenta pode efetivamente ser utilizada como estratégia pedagógica para o ensino de Estatística, desde que se elabore um planejamento cuidadoso.Abstract: This paper aims to analyze the use of forum discussion as a tool in the teaching of statistics applied to administration. In the study of a forum occurred in a hybrid discipline, the students were supposed to discuss a case study that they should solve (a new business viability research). Most students participated in the activity, probably due to its obligatory nature. Most messages posted were considered relevant, correct and adequate, characterizing the debates. There was, however, a lot of repetition, probably due to the great number of students interacting and to the high level of participation on the last day of the forum. There was little access to the forum after the last day of the interaction, which means that the content developed was not very much used as a research source. In general terms, this experience was successful, indicating that forums can really be used as a pedagogical strategy in the teaching of statistics if there is careful planning.Key words: Asynchronous discussion. Forum. Statistics teaching and learning. E-learning
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643349/10888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 21 No. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206
Pro-Posições; Vol. 21 Núm. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206
Pro-Posições; v. 21 n. 2: maio.ago./2010[62]; 185-206
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184824197120