Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrogi, Ingrid Hötte
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262
Resumo: Pensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative process
id UNICAMP-18_c9af049393d759f5db684a52ed0d0402
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643262
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenasArte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativoEducaçãoPensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative processUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 63-731980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262/10808Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmbrogi, Ingrid Hötte2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643262Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
title Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
spellingShingle Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
Ambrogi, Ingrid Hötte
Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo
Educação
title_short Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
title_full Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
title_fullStr Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
title_full_unstemmed Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
title_sort Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
author Ambrogi, Ingrid Hötte
author_facet Ambrogi, Ingrid Hötte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ambrogi, Ingrid Hötte
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo
Educação
topic Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo
Educação
description Pensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative process
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262/10808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73
Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184730873856