Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262 |
Resumo: | Pensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative process |
id |
UNICAMP-18_c9af049393d759f5db684a52ed0d0402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643262 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenasArte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativoEducaçãoPensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative processUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 63-731980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262/10808Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmbrogi, Ingrid Hötte2016-02-18T14:34:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643262Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:03Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
title |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
spellingShingle |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas Ambrogi, Ingrid Hötte Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo Educação |
title_short |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
title_full |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
title_fullStr |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
title_sort |
Reflexões sobre os usos do espaço como garantia para a criação de meninos e meninas pequenas |
author |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_facet |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ambrogi, Ingrid Hötte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo Educação |
topic |
Arte na infância. Organização do espaço físico. Processo criativo Educação |
description |
Pensar a ação docente requer analisar as condições objetivas nas quais elas ocorrem. O espaço das instituições escolares é um dos elementos de sustentação da práxis pedagógica e sua organização indica inúmeros elementos, tais como: coerência teórica e prática, condições objetivas para efetivar as propostas em relação ao número de crianças e o projeto pedagógico, entre outros. Portanto, quando se propõe a utilização de linguagens artísticas, os resultados das explorações infantis vinculam-se à organização dos espaços em relação ao projeto a ser efetivado. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May e Ana Mae Barbosa são alguns dos autores que dão sustentação teórica para nossas reflexões e indicam que a preparação do espaço vinculado à proposta para a ação das crianças potencializa seu processo de experimentação de troca e gera satisfação diante de suas criações.Abstract:Taking the teaching attitude into consideration requires an analysis of the objective conditions in which it occurs. The space is are one of the elements which sustain the pedagogical praxis and their organization indicates several elements, such as theoretical and practical coherence, objective conditions to foster the proposals as to the number of children and the pedagogical project, among others. Therefore, when we propose the use of artistic languages, the result of the children’s projects is linked to the organization of the spaces in which these projects are performed. Ana Lúcia Goulart de Faria, Mayumi W. Souza Lima, Rollo May, Ana Mae Barbosa are some of the authors who give us the theoretical framework for our reflections and point out that the preparation of the places for the children’s action enhances their process for experimenting exchanges and generates satisfaction to these children towards their creations.Key words: Arts in childhood. Educational environment organization of the space. Creative process |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643262/10808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73 Pro-Posições; v. 22 n. 2: maio./ago.2011[65]; 63-73 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184730873856 |