Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreno, Lidia Ruiz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sonzogno, Maria Cecília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250
Resumo: Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. Teaching
id UNICAMP-18_ca490f78809903f6fff0b66f0101fe52
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643250
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso socialEnsino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. DocênciaEducaçãoTemos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. TeachingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 149-164Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 149-164Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 149-1641980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250/10796Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Lidia RuizSonzogno, Maria Cecília2016-02-18T14:34:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643250Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:23Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
title Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
spellingShingle Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
Moreno, Lidia Ruiz
Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência
Educação
title_short Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
title_full Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
title_fullStr Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
title_full_unstemmed Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
title_sort Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
author Moreno, Lidia Ruiz
author_facet Moreno, Lidia Ruiz
Sonzogno, Maria Cecília
author_role author
author2 Sonzogno, Maria Cecília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreno, Lidia Ruiz
Sonzogno, Maria Cecília
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência
Educação
topic Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência
Educação
description Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. Teaching
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250/10796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 149-164
Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 149-164
Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 149-164
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184713048064