Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250 |
Resumo: | Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. Teaching |
id |
UNICAMP-18_ca490f78809903f6fff0b66f0101fe52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643250 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso socialEnsino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. DocênciaEducaçãoTemos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. TeachingUniversidade Estadual de Campinas2016-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 149-164Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 149-164Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 149-1641980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250/10796Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreno, Lidia RuizSonzogno, Maria Cecília2016-02-18T14:34:23Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643250Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:34:23Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
title |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
spellingShingle |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social Moreno, Lidia Ruiz Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência Educação |
title_short |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
title_full |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
title_fullStr |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
title_full_unstemmed |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
title_sort |
Formação pedagógica na pós-graduação em saúde no ambiente Moodle: um compromisso social |
author |
Moreno, Lidia Ruiz |
author_facet |
Moreno, Lidia Ruiz Sonzogno, Maria Cecília |
author_role |
author |
author2 |
Sonzogno, Maria Cecília |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreno, Lidia Ruiz Sonzogno, Maria Cecília |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência Educação |
topic |
Ensino superio. Tecnologia educacional. Fórum de discussão. Docência Educação |
description |
Temos como objetivos refletir sobre o processo de formação docente e analisar as concepções e as práticas sobre aspectos didático-pedagógicos de pós-graduandos participantes da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde” (FDPS), formato bimodal. Para a coleta de dados, utilizamos os questionários e as produções postadas em fóruns de discussão no Moodle. A análise dos dados atendeu os seguintes eixos: concepções e práticas sobre currículo, modelo biopsicossocial, formação docente, ensino-aprendizagem e avalia- ção. Os resultados mostraram predomínio de relatos sobre o modelo curricular tradicional nos cursos de graduação vivenciado(s) pelos pós-graduandos, embora seja possível identificar avanços relacionados à diversidade de práticas e de cenários de aprendizagem. As concep- ções e as práticas refletem o momento de transição do Ensino Superior brasileiro, no qual convivem abordagens baseadas no modelo biomédico, com mudanças ainda incipientes, sobre as quais é preciso refletir de forma crítica durante a formação docente em saúde.Abstract:The objectives of our study are to reflect on the academic education process and analyze the concepts and practices regarding didactic-pedagogical aspects of post-graduate students attending the ‘Bimodal Didactic-Pedagogical Education in Health’ discipline. Questionnaires and messages posted on discussion forums in the Moodle platform were used for data collection. The data analysis was based on the following areas: curriculum conceptions and practices, biopsychosocial model, teachers’ education, teaching-learning and evaluation. Our results revealed that there is a predominance of reports concerning the traditional curriculum model in undergraduate courses experienced by the post-graduate students, although it was possible to identify some progress related to the diversity of practices and learning settings. The concepts and practices reflect the transition faced by the Brazilian Higher Education nowadays, where approaches based on the biomedical model coexist with very subtle changes, on which we must reflect critically during teaching education in Health.Key words: Higher education. Educational technology. Discussion forum. Teaching |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643250/10796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 22 No. 3: set./dez.2011[66]; 149-164 Pro-Posições; Vol. 22 Núm. 3: set./dez.2011[66]; 149-164 Pro-Posições; v. 22 n. 3: set./dez.2011[66]; 149-164 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217184713048064 |