Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP], Ajzen, Claudia [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015
Resumo: O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.
id UFSP_94c89b4baf4df0e76f0b5bef72669de3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7566
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]Ajzen, Claudia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:13Z2015-06-14T13:45:13Z2013-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015S1516-73132013000100015.pdfS1516-7313201300010001510.1590/S1516-73132013000100015O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.At the graduation course on Teaching in Health, offered by Cedess/UNIFESP, an online discussion forum was set up. The aim of this study was to identify the cognitive and social skills developed and the thematic units preferred by postgraduate students. The messages were classified according to the cognitive abilities. Content analysis of messages was performed for each category. Students developed cognitive and social skills in the three categories. The discussed topics showed the integration of knowledge at personal, institutional, social and political levels. Students built knowledge in a collective dimension, where the interpersonal interactions and content, mediated by ICTs, have played an important role in learning. These interactions have strengthened learning, understood as a social process, so that the analysis has shifted from the isolated individual into conceiving the relationship among subjects and their roles in society.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELO217-229porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)Formação de professoresTecnologia educacionalFórum de discussãoDocênciaAmbiente virtual de aprendizagemTeacher trainingEducational technologyDiscussion forumVirtual learning environmentEducationFormação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagemDidactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132013000100015.pdfapplication/pdf145696${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/1/S1516-73132013000100015.pdfc44ec637af15a1a1d6d9d56c78d8a191MD51open accessTEXTS1516-73132013000100015.pdf.txtS1516-73132013000100015.pdf.txtExtracted texttext/plain39988${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/21/S1516-73132013000100015.pdf.txt927fd73369e82c657067a0184b58b393MD521open accessTHUMBNAILS1516-73132013000100015.pdf.jpgS1516-73132013000100015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5831${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/23/S1516-73132013000100015.pdf.jpg912468da184fdc38aa6768ab48e9cfe2MD523open access11600/75662023-06-05 19:05:47.359open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:05:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Didactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environment
title Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
spellingShingle Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Formação de professores
Tecnologia educacional
Fórum de discussão
Docência
Ambiente virtual de aprendizagem
Teacher training
Educational technology
Discussion forum
Virtual learning environment
Education
title_short Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
title_full Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
title_fullStr Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
title_full_unstemmed Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
title_sort Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
author Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
author_facet Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]
Ajzen, Claudia [UNIFESP]
author_role author
author2 Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]
Ajzen, Claudia [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]
Ajzen, Claudia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia educacional
Fórum de discussão
Docência
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Formação de professores
Tecnologia educacional
Fórum de discussão
Docência
Ambiente virtual de aprendizagem
Teacher training
Educational technology
Discussion forum
Virtual learning environment
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Educational technology
Discussion forum
Virtual learning environment
Education
description O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1516-7313
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S1516-73132013000100015.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S1516-73132013000100015
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132013000100015
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.
1516-7313
S1516-73132013000100015.pdf
S1516-73132013000100015
10.1590/S1516-73132013000100015
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 217-229
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/1/S1516-73132013000100015.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/21/S1516-73132013000100015.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/23/S1516-73132013000100015.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c44ec637af15a1a1d6d9d56c78d8a191
927fd73369e82c657067a0184b58b393
912468da184fdc38aa6768ab48e9cfe2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764109844840448