The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Federici, Conrado Augusto Gandara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendes, Mariana Louver, Liberman, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301
Resumo: This article approaches the inverted diary, a pedagogical action developed with 3rd year students at a public university. The teacher’s initiative, which consisted in sending field diaries to the students, had the goal of “horizontalizing”, intensifying and qualifying communication between them. The proposal was developed along a practice discipline with women in vulnerable situations in the municipality of Santos, state of São Paulo, wich was considered as a pedagogical variation that allowed discussing new teaching-learning practices and actions that can promote relations of trust, respect and composition in the university context. Working with a more controlled time raised the quality of meetings to a new degree, thus reconciling trust and care as the early meanings of the pedagogical relationship.
id UNICAMP-18_ce27f5dca826c07ccc241eea8f41470f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668301
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variationO diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensivaO diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensivaDiárioMétodos didático-pedagógicosProcesso de ensinoaprendizagemEnsino superiorDiárioMétodos didático-pedagógicosProcesso de ensinoaprendizagemEnsino superiorDiaryDidactic-pedagogical methodsTeaching-learning processHigher educationThis article approaches the inverted diary, a pedagogical action developed with 3rd year students at a public university. The teacher’s initiative, which consisted in sending field diaries to the students, had the goal of “horizontalizing”, intensifying and qualifying communication between them. The proposal was developed along a practice discipline with women in vulnerable situations in the municipality of Santos, state of São Paulo, wich was considered as a pedagogical variation that allowed discussing new teaching-learning practices and actions that can promote relations of trust, respect and composition in the university context. Working with a more controlled time raised the quality of meetings to a new degree, thus reconciling trust and care as the early meanings of the pedagogical relationship.O presente artigo trata do diário invertido, uma ação pedagógica feita junto aos alunos do 3º ano de graduação de uma universidade pública. A iniciativa dos professores de enviar diários de campo aos estudantes visava horizontalizar, intensificar e qualificar a comunicação entre ambos. A proposta foi desenvolvida em uma disciplina prática com mulheres em situações de vulnerabilidade em Santos e, considerada como variação pedagógica, discutiu sobre uma prática de ensino-aprendizagem que pudesse promover relações de confiança, respeito e composição no contexto da universidade. Dar linha a um tempo melhor cadenciado alçou a qualidade dos encontros a novos ares, reconciliando a confiança e o cuidado como sentidos primevos da relação pedagógica.O presente artigo trata do diário invertido, uma ação pedagógica feita junto aos alunos do 3º ano de graduação de uma universidade pública. A iniciativa dos professores de enviar diários de campo aos estudantes visava horizontalizar, intensificar e qualificar a comunicação entre ambos. A proposta foi desenvolvida em uma disciplina prática com mulheres em situações de vulnerabilidade em Santos e, considerada como variação pedagógica, discutiu sobre uma prática de ensino-aprendizagem que pudesse promover relações de confiança, respeito e composição no contexto da universidade. Dar linha a um tempo melhor cadenciado alçou a qualidade dos encontros a novos ares, reconciliando a confiança e o cuidado como sentidos primevos da relação pedagógica.Universidade Estadual de Campinas2021-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20200042Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20200042Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e202000421980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301/27976Brazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoBrasil; ContemporâneoCopyright (c) 2021 Conrado Augusto Gandara Federici, Mariana Louver Mendes, Flávia Libermanhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFederici, Conrado Augusto Gandara Mendes, Mariana Louver Liberman, Flávia 2022-03-18T18:45:02Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8668301Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2022-03-18T18:45:02Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
O diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensiva
O diário invertido como possibilidade de variação pedagógica intensiva
title The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
spellingShingle The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
Federici, Conrado Augusto Gandara
Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diary
Didactic-pedagogical methods
Teaching-learning process
Higher education
title_short The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
title_full The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
title_fullStr The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
title_full_unstemmed The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
title_sort The inverted diary as a possibility of intensive pedagogical variation
author Federici, Conrado Augusto Gandara
author_facet Federici, Conrado Augusto Gandara
Mendes, Mariana Louver
Liberman, Flávia
author_role author
author2 Mendes, Mariana Louver
Liberman, Flávia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Federici, Conrado Augusto Gandara
Mendes, Mariana Louver
Liberman, Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diary
Didactic-pedagogical methods
Teaching-learning process
Higher education
topic Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diário
Métodos didático-pedagógicos
Processo de ensinoaprendizagem
Ensino superior
Diary
Didactic-pedagogical methods
Teaching-learning process
Higher education
description This article approaches the inverted diary, a pedagogical action developed with 3rd year students at a public university. The teacher’s initiative, which consisted in sending field diaries to the students, had the goal of “horizontalizing”, intensifying and qualifying communication between them. The proposal was developed along a practice discipline with women in vulnerable situations in the municipality of Santos, state of São Paulo, wich was considered as a pedagogical variation that allowed discussing new teaching-learning practices and actions that can promote relations of trust, respect and composition in the university context. Working with a more controlled time raised the quality of meetings to a new degree, thus reconciling trust and care as the early meanings of the pedagogical relationship.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8668301/27976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Conrado Augusto Gandara Federici, Mariana Louver Mendes, Flávia Liberman
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Conrado Augusto Gandara Federici, Mariana Louver Mendes, Flávia Liberman
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
Brasil; Contemporâneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20200042
Pro-Posições; Vol. 32 (2021): Publicação Contínua; e20200042
Pro-Posições; v. 32 (2021): Publicação Contínua; e20200042
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217189984239616