A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427 |
Resumo: | Este estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studies |
id |
UNICAMP-18_cffa43ccefef17e63b37142684b7aa65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642427 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafiosFormação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepçãoEducaçãoEste estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studiesUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-2331980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427/10239Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nyrluce Marília AlvesFreitas, Alexandre Simão2016-02-18T14:45:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642427Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
title |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
spellingShingle |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios Silva, Nyrluce Marília Alves Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção Educação |
title_short |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
title_full |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
title_fullStr |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
title_full_unstemmed |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
title_sort |
A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios |
author |
Silva, Nyrluce Marília Alves |
author_facet |
Silva, Nyrluce Marília Alves Freitas, Alexandre Simão |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Alexandre Simão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nyrluce Marília Alves Freitas, Alexandre Simão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção Educação |
topic |
Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção Educação |
description |
Este estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studies |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427/10239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233 Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233 Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183909838848 |