A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nyrluce Marília Alves
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Freitas, Alexandre Simão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427
Resumo: Este estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studies
id UNICAMP-18_cffa43ccefef17e63b37142684b7aa65
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642427
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafiosFormação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepçãoEducaçãoEste estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studiesUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-2331980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427/10239Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nyrluce Marília AlvesFreitas, Alexandre Simão2016-02-18T14:45:56Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642427Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:45:56Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
title A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
spellingShingle A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
Silva, Nyrluce Marília Alves
Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção
Educação
title_short A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
title_full A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
title_fullStr A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
title_full_unstemmed A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
title_sort A ética do cuidado de si no campo pedagógico brasileiro: modos de uso, ressonâncias e desafios
author Silva, Nyrluce Marília Alves
author_facet Silva, Nyrluce Marília Alves
Freitas, Alexandre Simão
author_role author
author2 Freitas, Alexandre Simão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nyrluce Marília Alves
Freitas, Alexandre Simão
dc.subject.por.fl_str_mv Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção
Educação
topic Formação humana. Cuidado de si. Sujeito da educação. Michel Foucault. Estudos de recepção
Educação
description Este estudo objetiva problematizar os usos da noção de cuidado de si foucaultiana no pensamento educacional contemporâ- neo. Nesse sentido, mobilizando uma ampla pesquisa teórica, investigou-se como pesquisadores brasileiros têm tematizado essa noção para pensar questões filosófico-educacionais. Observou-se que, no último decênio, o cuidado de si emergiu como uma chave analítica sui generis para repensar a ideia e os dilemas da formação humana, possibilitando aos educadores delinear formas de resistência crítica e criativa aos desafios éticos, políticos e formativos nos tempos atuais. Isso tem contribuído, sobretudo, para o debate em torno da crítica ao sujeito da educação. Ao mesmo tempo, os usos do cuidado de si indicam a emergência de um quarto movimento da recepção de Foucault na educação, diferindo da hegemonia dos anos 1980 e 1990 em que predominava a acolhida da analítica do poderAbstract This study aims to discuss the uses of notion the care of the Self Foucaultian in contemporary educational thinking. In this sense, trough a broad theoretical research, investigated how Brazilian researchers have used this notion to think philosophical and educational issues. We note that, in the last decade, self care emerged as a sui generis analytical key to rethinking the idea and the dilemmas of human formation, enabling educators think form a resistance critical and creative the challenges ethic, political and formative of our time. This has contributed mostly to the debate about the criticism of the subject of education. At the same time, the use the care of the self indicate the emergence of a fourth movement of receipt of Foucault in education, differing from the hegemony of the 1980s and 1990s that prevailed the hegemony the analytics of power. Keywords: human formation, care of the self, subject of education, Michel Foucault, reception studies
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642427/10239
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233
Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 217-233
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183909838848