Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Alexandre Simao
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847
Resumo: O objetivo principal da reflexão aqui proposta é explorar uma face ainda pouco abordada, pelo campo educacional, da experiência intelectual do pensador francês Michel Foucault: o cuidado de si e a criação de novas formas de vida. A questão problematizada corresponde aos processos de subjetivação por meio das chamadas “práticas de si”, contribuindo para elucidar alguns aspectos das condições de formação do ser humano na contemporaneidade. A analítica do cuidado de si, no âmbito da leitura foucaultiana do texto “Alcibíades”, no curso Hermenêutica do Sujeito, é apontada como uma potência instituinte imanente à vida, evidenciando como a experiência ética que o sujeito faz de si mesmo é inseparável do processo político de sua formação.
id UNICAMP-19_850132429f011ebf01729719a69c3c48
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/847
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educaçãoMichel Foucault. Cuidado de si. Formação humana.EducaçãoO objetivo principal da reflexão aqui proposta é explorar uma face ainda pouco abordada, pelo campo educacional, da experiência intelectual do pensador francês Michel Foucault: o cuidado de si e a criação de novas formas de vida. A questão problematizada corresponde aos processos de subjetivação por meio das chamadas “práticas de si”, contribuindo para elucidar alguns aspectos das condições de formação do ser humano na contemporaneidade. A analítica do cuidado de si, no âmbito da leitura foucaultiana do texto “Alcibíades”, no curso Hermenêutica do Sujeito, é apontada como uma potência instituinte imanente à vida, evidenciando como a experiência ética que o sujeito faz de si mesmo é inseparável do processo político de sua formação.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/84710.20396/etd.v12i1.847ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-190ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-190ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-1901676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847/pdf_39Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Alexandre Simao2017-09-22T11:11:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/847Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:48.139667ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
title Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
spellingShingle Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
Freitas, Alexandre Simao
Michel Foucault. Cuidado de si. Formação humana.
Educação
title_short Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
title_full Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
title_fullStr Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
title_full_unstemmed Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
title_sort Michel Foucault e o “cuidado de si”: a invenção de formas de vida resistentes na educação
author Freitas, Alexandre Simao
author_facet Freitas, Alexandre Simao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Alexandre Simao
dc.subject.por.fl_str_mv Michel Foucault. Cuidado de si. Formação humana.
Educação
topic Michel Foucault. Cuidado de si. Formação humana.
Educação
description O objetivo principal da reflexão aqui proposta é explorar uma face ainda pouco abordada, pelo campo educacional, da experiência intelectual do pensador francês Michel Foucault: o cuidado de si e a criação de novas formas de vida. A questão problematizada corresponde aos processos de subjetivação por meio das chamadas “práticas de si”, contribuindo para elucidar alguns aspectos das condições de formação do ser humano na contemporaneidade. A analítica do cuidado de si, no âmbito da leitura foucaultiana do texto “Alcibíades”, no curso Hermenêutica do Sujeito, é apontada como uma potência instituinte imanente à vida, evidenciando como a experiência ética que o sujeito faz de si mesmo é inseparável do processo político de sua formação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847
10.20396/etd.v12i1.847
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i1.847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/847/pdf_39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-190
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-190
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 167-190
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651138859008