Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Inês Petrucci
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ramos, Tacita Ansanello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrative
id UNICAMP-18_de5b5594f895ad265ea4758a9d750685
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642423
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinaresIdentidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. NarrativasEducaçãoO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrativeUniversidade Estadual de Campinas2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-1601980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423/9938Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria Inês PetrucciRamos, Tacita Ansanello2016-10-10T13:01:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642423Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-10-10T13:01:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
title Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
spellingShingle Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
Rosa, Maria Inês Petrucci
Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas
Educação
title_short Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
title_full Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
title_fullStr Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
title_full_unstemmed Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
title_sort Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
author Rosa, Maria Inês Petrucci
author_facet Rosa, Maria Inês Petrucci
Ramos, Tacita Ansanello
author_role author
author2 Ramos, Tacita Ansanello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maria Inês Petrucci
Ramos, Tacita Ansanello
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas
Educação
topic Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas
Educação
description O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrative
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423/9938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160
Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183902498816