Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423 |
Resumo: | O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrative |
id |
UNICAMP-18_de5b5594f895ad265ea4758a9d750685 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642423 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinaresIdentidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. NarrativasEducaçãoO artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrativeUniversidade Estadual de Campinas2016-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-1601980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423/9938Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Maria Inês PetrucciRamos, Tacita Ansanello2016-10-10T13:01:05Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642423Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-10-10T13:01:05Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
title |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
spellingShingle |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares Rosa, Maria Inês Petrucci Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas Educação |
title_short |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
title_full |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
title_fullStr |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
title_full_unstemmed |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
title_sort |
Identidades docentes no Ensino Médio: investigando narrativas a partir de práticas curriculares disciplinares |
author |
Rosa, Maria Inês Petrucci |
author_facet |
Rosa, Maria Inês Petrucci Ramos, Tacita Ansanello |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Tacita Ansanello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maria Inês Petrucci Ramos, Tacita Ansanello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas Educação |
topic |
Identidade docente. Ensino Médio. Disciplina escolar. Narrativas Educação |
description |
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investiga relações entre os processos identitários docentes e a noção de disciplina escolar. Do ponto de vista metodológico, foi constituí- do um quadro empírico de narrativas docentes produzidas pela rememoração das experiências profissionais na relação com as disciplinas escolares. A análise mostrou que é possível depreender processos identitários docentes disciplinares articulados às experiências de vida dos professores na relação com dinâmicas de estabilização presentes no currículo. Aliadas a esse aspecto, evidenciam-se dificuldades em torno de práticas interdisciplinares, já que a disciplina escolar se configura, geralmente, como uma espécie de nicho que blinda identidades docentes.Abstract The article presents results of a research project that investigates relationships between teacher identity processes and the notion of school discipline. From the methodological point of view, was constituted an empirical framework of narratives produced by the recollection of professional experiences in relation to school subjects. As a result, it is possible to deduce that identity processes disciplinary faculty are articulated the life experiences of teachers producing a stabilization dynamic in the curriculum. Allied to this aspect, are evident the difficulties around interdisciplinary practices, being the school discipline shaped generally as a kind of niche that protects teacher identities.Keywords: teacher identity, high school, scholar discipline, narrative |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642423/9938 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 26 No. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160 Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160 Pro-Posições; v. 26 n. 1: jan./abr. 2015 [76]; 141-160 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217183902498816 |