O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perosa, Graziela Serroni
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lebaron, Frédéric, Leite, Cristiane Kerches da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392
Resumo: Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre o estado atual das disparidades educacionais em São Paulo. A partir de uma Análise de Componentes Principais Standard (ACP), realizada com dados do Censo 2010/IBGE, identificou-se e comparou-se as características sociodemográficas da popula- ção do município e a distribuição de indicadores educacionais entre as regiões das subprefeituras da cidade. Isso permitiu examinar a relação entre posição social, condições de vida e usos socialmente diferenciados do sistema de ensino. Os resultados revelaram que, se um primeiro eixo opõe de maneira esperada os bairros ricos aos bairros pobres, um segundo revela uma divisão mais fina, no interior do espaço urbano, ligada à posse do diploma de ensino médio, que diferencia tanto as regiões de classes médias e altas, como as subprefeituras das periferias da cidade.AbstractThis article presents the partial results of a research on the current state of educational disparities in São Paulo. Based on a Principal Component Analysis (PCA) of the IBGE 2010 Census data, the relationship between social position, life conditions, and the social uses of the educational system was analyzed. The results show that a first axis opposes, as expected, the rich and poor neighborhoods, and a second axis reveals a less evident opposition inside the regions. Based on high school credentials, this second opposition differentiates the neighborhoods in the middle and upper class regions as well as in the poorer regions of the city outskirts. Keywords: educational inequalities, educational indicators, social structure, São Paulo, Brazil
id UNICAMP-18_e9ada4bf975a1121397212ab5a805837
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642392
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling O espaço das desigualdades educativas no município de São PauloDesigualdades educativas. Indicadores educacionais. Estrutura social. São PauloEducaçãoEste artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre o estado atual das disparidades educacionais em São Paulo. A partir de uma Análise de Componentes Principais Standard (ACP), realizada com dados do Censo 2010/IBGE, identificou-se e comparou-se as características sociodemográficas da popula- ção do município e a distribuição de indicadores educacionais entre as regiões das subprefeituras da cidade. Isso permitiu examinar a relação entre posição social, condições de vida e usos socialmente diferenciados do sistema de ensino. Os resultados revelaram que, se um primeiro eixo opõe de maneira esperada os bairros ricos aos bairros pobres, um segundo revela uma divisão mais fina, no interior do espaço urbano, ligada à posse do diploma de ensino médio, que diferencia tanto as regiões de classes médias e altas, como as subprefeituras das periferias da cidade.AbstractThis article presents the partial results of a research on the current state of educational disparities in São Paulo. Based on a Principal Component Analysis (PCA) of the IBGE 2010 Census data, the relationship between social position, life conditions, and the social uses of the educational system was analyzed. The results show that a first axis opposes, as expected, the rich and poor neighborhoods, and a second axis reveals a less evident opposition inside the regions. Based on high school credentials, this second opposition differentiates the neighborhoods in the middle and upper class regions as well as in the poorer regions of the city outskirts. Keywords: educational inequalities, educational indicators, social structure, São Paulo, BrazilUniversidade Estadual de Campinas2015-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392Pro-Posições; Vol. 26 No. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-118Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-118Pro-Posições; v. 26 n. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-1181980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392/10246Copyright (c) 2015 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerosa, Graziela SerroniLebaron, FrédéricLeite, Cristiane Kerches da Silva2016-02-18T14:46:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642392Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:46:13Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
title O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
spellingShingle O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
Perosa, Graziela Serroni
Desigualdades educativas. Indicadores educacionais. Estrutura social. São Paulo
Educação
title_short O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
title_full O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
title_fullStr O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
title_full_unstemmed O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
title_sort O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
author Perosa, Graziela Serroni
author_facet Perosa, Graziela Serroni
Lebaron, Frédéric
Leite, Cristiane Kerches da Silva
author_role author
author2 Lebaron, Frédéric
Leite, Cristiane Kerches da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perosa, Graziela Serroni
Lebaron, Frédéric
Leite, Cristiane Kerches da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades educativas. Indicadores educacionais. Estrutura social. São Paulo
Educação
topic Desigualdades educativas. Indicadores educacionais. Estrutura social. São Paulo
Educação
description Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa sobre o estado atual das disparidades educacionais em São Paulo. A partir de uma Análise de Componentes Principais Standard (ACP), realizada com dados do Censo 2010/IBGE, identificou-se e comparou-se as características sociodemográficas da popula- ção do município e a distribuição de indicadores educacionais entre as regiões das subprefeituras da cidade. Isso permitiu examinar a relação entre posição social, condições de vida e usos socialmente diferenciados do sistema de ensino. Os resultados revelaram que, se um primeiro eixo opõe de maneira esperada os bairros ricos aos bairros pobres, um segundo revela uma divisão mais fina, no interior do espaço urbano, ligada à posse do diploma de ensino médio, que diferencia tanto as regiões de classes médias e altas, como as subprefeituras das periferias da cidade.AbstractThis article presents the partial results of a research on the current state of educational disparities in São Paulo. Based on a Principal Component Analysis (PCA) of the IBGE 2010 Census data, the relationship between social position, life conditions, and the social uses of the educational system was analyzed. The results show that a first axis opposes, as expected, the rich and poor neighborhoods, and a second axis reveals a less evident opposition inside the regions. Based on high school credentials, this second opposition differentiates the neighborhoods in the middle and upper class regions as well as in the poorer regions of the city outskirts. Keywords: educational inequalities, educational indicators, social structure, São Paulo, Brazil
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642392/10246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 26 No. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-118
Pro-Posições; Vol. 26 Núm. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-118
Pro-Posições; v. 26 n. 2: maio./ago 2015 [77]; 99-118
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217183873138688