Intermédio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Pedra Meira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953
Resumo: Trata-se do relato de uma inquietação. Ocorre que a definição do perfil do professor pode esconder uma armadilha: respondendo às instâncias pedagógicas, dizendo-nos professores que ensinam "isto" ou "aquilo", preenchemos expectativas institucionais extrínsecas à lógica necessariamente cambiante das aulas, que contempla o diálogo dos alunos e do professor. No caso do ensino de Literatura, o problema pode tornar-se gigantesco, pois a atribuição de "conteúdos" aos textos, imobilizandoos em torno de certos parâmetros cIassificatórios, é um ato de valor duvidoso, já que a "leitura" deve ser a descoberta individual e histórica dos sentidos, num movimento de alunos e professor que, no limite, esboroa o mapa das competências escolares e abala as próprias classificações literárias.Abstract:This is a report based on an uneasiness. It so happens that the definition of the profile of an Educator can camouflage a pitfall: responding to pedagogical instances and calling ourselves professors who teach "this" or "that", we fulfill institutional expectations "extrinsic" to the unavoidable variable logic of the classes, which contemplates the dialogue between students and professor. In the case of Literature teaching, the problem can escala te, for scoring contents to texts, imobilizing them around certain cIassifying parameters is an act of doubtful value. This, because reading should be a historical and an individual discovery of meanings within a students-professor movement that, in the extreme, erodes the map of schooling competences and also shakes the literary cIassifications themselves.Key-words: Literature and education. Reading. Professor proftle. Dialogue. Contents
id UNICAMP-18_eda7f8b377ecb7dd01324593739cc316
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643953
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling IntermédioLiteratura e ensino. Leitura. Perfil do professor. Diálogo. ConteúdosEducaçãoTrata-se do relato de uma inquietação. Ocorre que a definição do perfil do professor pode esconder uma armadilha: respondendo às instâncias pedagógicas, dizendo-nos professores que ensinam "isto" ou "aquilo", preenchemos expectativas institucionais extrínsecas à lógica necessariamente cambiante das aulas, que contempla o diálogo dos alunos e do professor. No caso do ensino de Literatura, o problema pode tornar-se gigantesco, pois a atribuição de "conteúdos" aos textos, imobilizandoos em torno de certos parâmetros cIassificatórios, é um ato de valor duvidoso, já que a "leitura" deve ser a descoberta individual e histórica dos sentidos, num movimento de alunos e professor que, no limite, esboroa o mapa das competências escolares e abala as próprias classificações literárias.Abstract:This is a report based on an uneasiness. It so happens that the definition of the profile of an Educator can camouflage a pitfall: responding to pedagogical instances and calling ourselves professors who teach "this" or "that", we fulfill institutional expectations "extrinsic" to the unavoidable variable logic of the classes, which contemplates the dialogue between students and professor. In the case of Literature teaching, the problem can escala te, for scoring contents to texts, imobilizing them around certain cIassifying parameters is an act of doubtful value. This, because reading should be a historical and an individual discovery of meanings within a students-professor movement that, in the extreme, erodes the map of schooling competences and also shakes the literary cIassifications themselves.Key-words: Literature and education. Reading. Professor proftle. Dialogue. ContentsUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 55-61Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 55-61Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 55-611980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953/11409Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Pedra Meira2016-03-07T13:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643953Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T13:58:52Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intermédio
title Intermédio
spellingShingle Intermédio
Monteiro, Pedra Meira
Literatura e ensino. Leitura. Perfil do professor. Diálogo. Conteúdos
Educação
title_short Intermédio
title_full Intermédio
title_fullStr Intermédio
title_full_unstemmed Intermédio
title_sort Intermédio
author Monteiro, Pedra Meira
author_facet Monteiro, Pedra Meira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Pedra Meira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura e ensino. Leitura. Perfil do professor. Diálogo. Conteúdos
Educação
topic Literatura e ensino. Leitura. Perfil do professor. Diálogo. Conteúdos
Educação
description Trata-se do relato de uma inquietação. Ocorre que a definição do perfil do professor pode esconder uma armadilha: respondendo às instâncias pedagógicas, dizendo-nos professores que ensinam "isto" ou "aquilo", preenchemos expectativas institucionais extrínsecas à lógica necessariamente cambiante das aulas, que contempla o diálogo dos alunos e do professor. No caso do ensino de Literatura, o problema pode tornar-se gigantesco, pois a atribuição de "conteúdos" aos textos, imobilizandoos em torno de certos parâmetros cIassificatórios, é um ato de valor duvidoso, já que a "leitura" deve ser a descoberta individual e histórica dos sentidos, num movimento de alunos e professor que, no limite, esboroa o mapa das competências escolares e abala as próprias classificações literárias.Abstract:This is a report based on an uneasiness. It so happens that the definition of the profile of an Educator can camouflage a pitfall: responding to pedagogical instances and calling ourselves professors who teach "this" or "that", we fulfill institutional expectations "extrinsic" to the unavoidable variable logic of the classes, which contemplates the dialogue between students and professor. In the case of Literature teaching, the problem can escala te, for scoring contents to texts, imobilizing them around certain cIassifying parameters is an act of doubtful value. This, because reading should be a historical and an individual discovery of meanings within a students-professor movement that, in the extreme, erodes the map of schooling competences and also shakes the literary cIassifications themselves.Key-words: Literature and education. Reading. Professor proftle. Dialogue. Contents
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643953/11409
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 2: maio./ago.2002[38]; 55-61
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 2: maio./ago.2002[38]; 55-61
Pro-Posições; v. 13 n. 2: maio./ago.2002[38]; 55-61
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186567979008