LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunz, Marinês Andrea
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos de Souza, Márcia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Língua & Literatura (Online)
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056
Resumo: Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.
id URI-2_9f9b0d339edc561f5c1ae2c6638779a6
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/1056
network_acronym_str URI-2
network_name_str Revista Língua & Literatura (Online)
repository_id_str
spelling LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINOLiteratura; Teoria da Literatura; LeituraLeitura; Dialogismo; Literatura.Ensino de LeituraUm dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.Kunz, Marinês AndreaSantos de Souza, Márcia Regina2014-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliação por ParesPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-461984-381x1415-8817reponame:Revista Língua & Literatura (Online)instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667...info:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-15T14:27:00Zoai:ojs.200.203.105.109:article/1056Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteraturahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/oailinguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br1984-381X1415-8817opendoar:2014-04-15T14:27Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
title LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
spellingShingle LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
Kunz, Marinês Andrea
Literatura; Teoria da Literatura; Leitura
Leitura; Dialogismo; Literatura.
Ensino de Leitura
title_short LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
title_full LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
title_fullStr LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
title_full_unstemmed LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
title_sort LEITURA E DIALOGISMO: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO
author Kunz, Marinês Andrea
author_facet Kunz, Marinês Andrea
Santos de Souza, Márcia Regina
author_role author
author2 Santos de Souza, Márcia Regina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv .
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunz, Marinês Andrea
Santos de Souza, Márcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura; Teoria da Literatura; Leitura
Leitura; Dialogismo; Literatura.
Ensino de Leitura
topic Literatura; Teoria da Literatura; Leitura
Leitura; Dialogismo; Literatura.
Ensino de Leitura
description Um dos problemas do ensino de leitura e de literatura na realidade escolar brasileira é, não raro, a falta de preparo teórico por parte dos professores para a elaboração de projetos de leitura adequados e interessantes, bem como o fato de os docentes não serem, efetivamente, leitores de literatura. Tal realidade redunda nos resultados sofríveis nos exames de proficiência leitora dos estudantes brasileiros, que não conseguem alcançar um patamar satisfatório de compreensão e interpretação. Diante disso, este artigo discute a leitura sob uma perspectiva dialógica, com base nas propostas teóricas do estudioso russo Mikhail Bakhtin. Entendendo a leitura como um processo dialógico, reflete-se sobre o ensino de leitura de textos literários e do papel do professor enquanto mediador de leitura. Para isso, analisa o poema Primeira Lição, de Lêdo Ivo, pelo viés do dialogismo e reflete, finalmente, sobre o ensino de leitura e de literatura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliação por Pares
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/article/view/1056/1667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv .
.
.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46
Revista Língua&Literatura; v. 15, n. 25 (2013): LEITURA COMO DESEJO E LEITOR COMO PERSONAGEM: PRAZERES POSSÍVEIS?; 33-46
1984-381x
1415-8817
reponame:Revista Língua & Literatura (Online)
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Revista Língua & Literatura (Online)
collection Revista Língua & Literatura (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Língua & Literatura (Online) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv linguaeliteratura@uri.edu.br||fachel@uri.edu.br
_version_ 1798329465351176192