Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação social
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649160 |
Resumo: | A Lei 10.639/2003 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos da Educação Básica no Brasil. Este estudo busca compreender as razões da dificuldade de sua implementação, por meio da análise das políticas públicas federais e das produções acadêmicas a ela relacionadas, durante seus primeiros dez anos de vigência. Concluiu-se que a coesão entre as diversas políticas educacionais é fator, entre outros, que corrobora a efetivação dessa legislação. Os problemas encontrados na execução da Lei 10.639/03 estão inseridos nas dificuldades estruturais do sistema educacional brasileiro e em suas bases ideológicas racistas. |
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Implementação da Lei 10.639/2003 – competências, habilidades e pesquisas para a transformação socialLei 10.639/2003. Políticas públicas. Legislação. Implementação. Produção acadêmica.A Lei 10.639/2003 institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nos currículos da Educação Básica no Brasil. Este estudo busca compreender as razões da dificuldade de sua implementação, por meio da análise das políticas públicas federais e das produções acadêmicas a ela relacionadas, durante seus primeiros dez anos de vigência. Concluiu-se que a coesão entre as diversas políticas educacionais é fator, entre outros, que corrobora a efetivação dessa legislação. Os problemas encontrados na execução da Lei 10.639/03 estão inseridos nas dificuldades estruturais do sistema educacional brasileiro e em suas bases ideológicas racistas.Universidade Estadual de Campinas2017-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649160Pro-Posições; Vol. 28 No. 1 (2017): jan./abr. [82]; 55-80Pro-Posições; Vol. 28 Núm. 1 (2017): jan./abr. [82]; 55-80Pro-Posições; v. 28 n. 1 (2017): jan./abr. [82]; 55-801980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649160/15724https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8649160/17846Copyright (c) 2017 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Marco Antonio Bettine deSanchez, Livia Pizauro2018-04-04T13:36:28Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649160Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2018-04-04T13:36:28Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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