A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Aparecida Neri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970
Resumo: Análise do projeto educacional implementado no estado de São Paulo, no período entte 1995e 1998, buscando apreender como a educação é considerada importante esttatégia para o desenvolvimento e está ancorada numa racionalidade econômica e burocrática. A análise foi realizada a partir de estudos em dez escolas públicas estaduais de ensino básico e os discursos governamentais produzidos pela Secretária de Esdado da Educação.Abstract:Analysis of the educational project implemented in the state of São Paulo in the period between 1995 and 1998, trying to understand how education is considered na important strategy for development and is based on na economic and bureaucratic rationality. The article is based on research in tem state elementary public schools and government discourses produced by the State Secretary of Education.Key-words: Educational policy. Professors' work. Economic and bureaucratic rationality. Elementary education
id UNICAMP-18_ffa4f43102c8f40a16e9f9d6ce2e2931
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643970
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling A racionalidade econômica na política educacional em São PauloPolítica educação. Trabalho de professores. Racionalidades econômicas e burocrática. Ensino básicoEducaçãoAnálise do projeto educacional implementado no estado de São Paulo, no período entte 1995e 1998, buscando apreender como a educação é considerada importante esttatégia para o desenvolvimento e está ancorada numa racionalidade econômica e burocrática. A análise foi realizada a partir de estudos em dez escolas públicas estaduais de ensino básico e os discursos governamentais produzidos pela Secretária de Esdado da Educação.Abstract:Analysis of the educational project implemented in the state of São Paulo in the period between 1995 and 1998, trying to understand how education is considered na important strategy for development and is based on na economic and bureaucratic rationality. The article is based on research in tem state elementary public schools and government discourses produced by the State Secretary of Education.Key-words: Educational policy. Professors' work. Economic and bureaucratic rationality. Elementary educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 78-91Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 78-91Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 78-911980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970/11426Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Aparecida Neri2016-03-07T14:00:58Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8643970Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-07T14:00:58Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
title A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
spellingShingle A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
Souza, Aparecida Neri
Política educação. Trabalho de professores. Racionalidades econômicas e burocrática. Ensino básico
Educação
title_short A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
title_full A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
title_fullStr A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
title_full_unstemmed A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
title_sort A racionalidade econômica na política educacional em São Paulo
author Souza, Aparecida Neri
author_facet Souza, Aparecida Neri
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Aparecida Neri
dc.subject.por.fl_str_mv Política educação. Trabalho de professores. Racionalidades econômicas e burocrática. Ensino básico
Educação
topic Política educação. Trabalho de professores. Racionalidades econômicas e burocrática. Ensino básico
Educação
description Análise do projeto educacional implementado no estado de São Paulo, no período entte 1995e 1998, buscando apreender como a educação é considerada importante esttatégia para o desenvolvimento e está ancorada numa racionalidade econômica e burocrática. A análise foi realizada a partir de estudos em dez escolas públicas estaduais de ensino básico e os discursos governamentais produzidos pela Secretária de Esdado da Educação.Abstract:Analysis of the educational project implemented in the state of São Paulo in the period between 1995 and 1998, trying to understand how education is considered na important strategy for development and is based on na economic and bureaucratic rationality. The article is based on research in tem state elementary public schools and government discourses produced by the State Secretary of Education.Key-words: Educational policy. Professors' work. Economic and bureaucratic rationality. Elementary education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8643970/11426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 13 No. 1: jan./abr.2002[37]; 78-91
Pro-Posições; Vol. 13 Núm. 1: jan./abr.2002[37]; 78-91
Pro-Posições; v. 13 n. 1: jan./abr.2002[37]; 78-91
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217186589999104