Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858 |
Resumo: | O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio. |
id |
UNICAMP-19_033805b04d466e61e5e5a43c4e7da019 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634858 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRNEstágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente.Formação de professoresO artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio. Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRelato de experiências formativasapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863485810.20396/etd.v18i1.8634858ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-2261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858/12236Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaknamara, MarlécioSousa, Rute Alves de2017-07-06T14:35:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634858Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.562337ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
title |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
spellingShingle |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN Maknamara, Marlécio Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente. Formação de professores |
title_short |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
title_full |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
title_fullStr |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
title_full_unstemmed |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
title_sort |
Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN |
author |
Maknamara, Marlécio |
author_facet |
Maknamara, Marlécio Sousa, Rute Alves de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Rute Alves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maknamara, Marlécio Sousa, Rute Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente. Formação de professores |
topic |
Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente. Formação de professores |
description |
O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Relato de experiências formativas |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858 10.20396/etd.v18i1.8634858 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i1.8634858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858/12236 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653004275712 |