Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maknamara, Marlécio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Rute Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858
Resumo: O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio.   
id UNICAMP-19_033805b04d466e61e5e5a43c4e7da019
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634858
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRNEstágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente.Formação de professoresO artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio.   Universidade Estadual de Campinas2016-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRelato de experiências formativasapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863485810.20396/etd.v18i1.8634858ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-2261676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858/12236Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaknamara, MarlécioSousa, Rute Alves de2017-07-06T14:35:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634858Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.562337ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
title Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
spellingShingle Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
Maknamara, Marlécio
Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente.
Formação de professores
title_short Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
title_full Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
title_fullStr Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
title_full_unstemmed Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
title_sort Escolas públicas e valorização da formação docente em Biologia na UFRN
author Maknamara, Marlécio
author_facet Maknamara, Marlécio
Sousa, Rute Alves de
author_role author
author2 Sousa, Rute Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maknamara, Marlécio
Sousa, Rute Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente.
Formação de professores
topic Estágio supervisionado. Cotidianos escolares. Profissionalização docente.
Formação de professores
description O artigo relata experiências de valorização das atividades de estágio supervisionado inspiradas em cotidianos escolares. O objetivo foi aprimorar a formação profissional de futuros docentes de Biologia por meio da consolidação dos estágios supervisionados de formação de professores. O trabalho foi desenvolvido mediante permanente orientação para a troca e análise de informações sobre a realidade escolar, no sentido de aperfeiçoamento da prática pedagógica dos licenciandos e visando a melhoria dos componentes curriculares envolvidos. Os resultados apontaram para uma dinamização e positivação das atribuições e atividades formativas dos licenciandos. Pudemos concluir que a valorização e a profissionalização da oferta dos componentes curriculares envolvidos possibilitou aos estagiários melhores condições de formação docente e de conhecimento e intervenção junto aos cotidianos das escolas-campo de estágio.   
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Relato de experiências formativas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858
10.20396/etd.v18i1.8634858
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i1.8634858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634858/12236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 1 (2016): Tecnologias digitais, Educação e Processos Formativos; 215-226
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653004275712