Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634824 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar problematizações a respeito do cumprimento da lei 11.645 de 2008, que trata da obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo. Serão analisadas duas sequências didáticas com essa temática do livro Cercanía espanhol sétimo ano aprovado no PNLD-2014 anos finais do ensino fundamental. As bases teóricas dessas análises serão a Teoria da Luta por Reconhecimento de Axel Honneth (2009) e o conceito de Ocultação Ideológica de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). A primeira por permitir construir argumentos pela educação contra formas de desrespeito. A segunda porque explica os mecanismos que atuam no sentido de obliterar o estudante e impedi-lo de ver-se como “sujeito” e “agir como cidadão” (BRASIL, 2006). A partir da primeira análise observamos que o material apresenta subsídios ao professor mediador que permitem o reconhecimento intersubjetivo ao aluno (HONNETH, 2009). Já na segunda, vemos que a Ocultação Ideológica oblitera o leitor e não lhe permite ver que o convívio harmônico entre as raças indígena, negra africana e europeia é um referencial ideológico gerador do analogon que oculta a dissimetria entre o ápice e a base da pirâmide social brasileira (DEBRUN, 1959; 1989). |
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Ideologia e reconhecimento: reflexões sobre a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileiraAfro-brasileiros. Programa nacional do livro didático. Reconhecimento. Ideologia.Programa Nacional do Livro DidáticoAfro-brasileirosLei 11.645/08Ocultação IdeológicaTeoria do ReconhecimentoEste artigo tem como objetivo apresentar problematizações a respeito do cumprimento da lei 11.645 de 2008, que trata da obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo. Serão analisadas duas sequências didáticas com essa temática do livro Cercanía espanhol sétimo ano aprovado no PNLD-2014 anos finais do ensino fundamental. As bases teóricas dessas análises serão a Teoria da Luta por Reconhecimento de Axel Honneth (2009) e o conceito de Ocultação Ideológica de Michel Debrun (1959; 1989; 1990). A primeira por permitir construir argumentos pela educação contra formas de desrespeito. A segunda porque explica os mecanismos que atuam no sentido de obliterar o estudante e impedi-lo de ver-se como “sujeito” e “agir como cidadão” (BRASIL, 2006). A partir da primeira análise observamos que o material apresenta subsídios ao professor mediador que permitem o reconhecimento intersubjetivo ao aluno (HONNETH, 2009). Já na segunda, vemos que a Ocultação Ideológica oblitera o leitor e não lhe permite ver que o convívio harmônico entre as raças indígena, negra africana e europeia é um referencial ideológico gerador do analogon que oculta a dissimetria entre o ápice e a base da pirâmide social brasileira (DEBRUN, 1959; 1989).Universidade Estadual de Campinas2015-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863482410.20396/etd.v17i1.8634824ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 157-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 157-175ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 1 (2015): Política educacional e culturas: temas contemporâneos; 157-1751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634824/pdf_135Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolandi, Verônica de FreitasVitorino, Artur José Renda2017-03-23T09:32:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8634824Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:13.211022ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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