Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, João Alberto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ritter Jelinek, Karin, Carvalho Beck, Vinicius
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740
Resumo: O Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico.
id UNICAMP-19_15af2e520870a1de5bbdadf9c1ef6623
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635740
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometriaAlfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.Educação MatemáticaO Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação - Ação. Pesquisa-Açãoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863574010.20396/etd.v18i2.8635740ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-3311676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/13315https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19606https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19607Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, João AlbertoRitter Jelinek, KarinCarvalho Beck, Vinicius2016-10-08T10:51:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635740Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.464900ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
title Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
spellingShingle Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
da Silva, João Alberto
Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.
Educação Matemática
title_short Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
title_full Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
title_fullStr Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
title_full_unstemmed Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
title_sort Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
author da Silva, João Alberto
author_facet da Silva, João Alberto
Ritter Jelinek, Karin
Carvalho Beck, Vinicius
author_role author
author2 Ritter Jelinek, Karin
Carvalho Beck, Vinicius
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, João Alberto
Ritter Jelinek, Karin
Carvalho Beck, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.
Educação Matemática
topic Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.
Educação Matemática
description O Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Investigação - Ação. Pesquisa-Ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740
10.20396/etd.v18i2.8635740
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8635740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/13315
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19606
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19607
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653311508480