Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740 |
Resumo: | O Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico. |
id |
UNICAMP-19_15af2e520870a1de5bbdadf9c1ef6623 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635740 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometriaAlfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização.Educação MatemáticaO Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInvestigação - Ação. Pesquisa-Açãoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863574010.20396/etd.v18i2.8635740ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-3311676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/13315https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19606https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19607Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, João AlbertoRitter Jelinek, KarinCarvalho Beck, Vinicius2016-10-08T10:51:27Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635740Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.464900ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
title |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
spellingShingle |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria da Silva, João Alberto Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização. Educação Matemática |
title_short |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
title_full |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
title_fullStr |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
title_full_unstemmed |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
title_sort |
Estratégias e procedimentos de crianças do ciclo de alfabetização frente a situações-problemas que envolvem geometria |
author |
da Silva, João Alberto |
author_facet |
da Silva, João Alberto Ritter Jelinek, Karin Carvalho Beck, Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Ritter Jelinek, Karin Carvalho Beck, Vinicius |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, João Alberto Ritter Jelinek, Karin Carvalho Beck, Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização. Educação Matemática |
topic |
Alfabetização Matemática. Geometria. Ciclo de Alfabetização. Educação Matemática |
description |
O Ciclo de Alfabetização foi criado em 2010 e apresentou uma nova organização curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ele tem demandado novas formas de ensinar e pensar a Matemática para crianças em fase inicial de escolarização. Empreendemos um esforço coletivo para pesquisar as estratégias e os procedimentos que os estudantes deste nível de ensino têm empreendido para enfrentar situações que envolvem conteúdos matemáticos determinados nas avaliações externas. Neste artigo contemplamos o estudo que trata especificamente das competências relativas à Geometria. Fundamentando-se na investigação-ação escolar e na ideia de situação-problema, propusemos diversas atividades aos estudantes a fim de investigar como procedem frente às habilidades previstas na Prova Brasil de Alfabetização Matemática. Os dados indicam dificuldades de estabelecer relação entre os espaços bidimensional e tridimensional no manejo das figuras geométricas, problemas oriundos de um ensino que privilegia figuras planas e noções espaciais ainda muito regidas por um pensamento egocêntrico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Investigação - Ação. Pesquisa-Ação |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740 10.20396/etd.v18i2.8635740 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8635740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/13315 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19606 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635740/19607 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 313-331 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653311508480 |