A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585 |
Resumo: | As pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. |
id |
UNICAMP-19_161da68e51671806c0c06d00f5807c6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/585 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingueComunidade surda. Língua de sinais.Comunidade surdaAs pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/58510.20396/etd.v2i3.585ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-1281676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585/600Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKyle, Jim2017-03-20T13:26:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/585Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:31.743510ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
title |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
spellingShingle |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue Kyle, Jim Comunidade surda. Língua de sinais. Comunidade surda |
title_short |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
title_full |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
title_fullStr |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
title_full_unstemmed |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
title_sort |
A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue |
author |
Kyle, Jim |
author_facet |
Kyle, Jim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kyle, Jim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade surda. Língua de sinais. Comunidade surda |
topic |
Comunidade surda. Língua de sinais. Comunidade surda |
description |
As pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585 10.20396/etd.v2i3.585 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i3.585 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585/600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650187800576 |