A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kyle, Jim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585
Resumo: As pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. 
id UNICAMP-19_161da68e51671806c0c06d00f5807c6c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/585
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingueComunidade surda. Língua de sinais.Comunidade surdaAs pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/58510.20396/etd.v2i3.585ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-1281676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585/600Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKyle, Jim2017-03-20T13:26:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/585Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:31.743510ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
title A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
spellingShingle A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
Kyle, Jim
Comunidade surda. Língua de sinais.
Comunidade surda
title_short A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
title_full A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
title_fullStr A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
title_full_unstemmed A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
title_sort A pessoa surda: aspectos de desenvolvimento/aprendizagem e contextos de educação bilingue
author Kyle, Jim
author_facet Kyle, Jim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kyle, Jim
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidade surda. Língua de sinais.
Comunidade surda
topic Comunidade surda. Língua de sinais.
Comunidade surda
description As pessoas surdas formam um dos mais mal compreendidos grupos no mundo. Eles existem em todos os países, desenvolveram sua própria língua, comunidade e cultura mas têm tido grandes dificuldades em obter reconhecimento e provimento sociais. Neste artigo, as metas para as pessoas surdas são consideradas a partir da compreensão de sua lingugem e comunidade; os dados foram obtidos de um estudo internacional realizado em 17 países europeus com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão no que se refere às pessoas surdas. As conclusões são desoladoras: as pessoas surdas aprendem sua língua tarde demais na escola ( e não em casa), encontram poucas situações nas quais podem usá-la e são limitadas em suas tentativas de oferecer contribuições à sociedade por conta de falhas na compreensão e na competência de linguagem do profissional. Este fato é, provavelmente, o maior impacto sobre a vida da comunidade surda. Torna-se claro que nosso modelo social de serviço à pessoa surda necessita ouvir muito mais à pessoa surda para podermos responder a ela mais efetivamente. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585
10.20396/etd.v2i3.585
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i3.585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/585/600
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 3 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-128
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650187800576