Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/271560 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos. |
id |
UFRGS-2_ae5d73664043333666594d206c39408a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Luciane BrescianiRosa, Emiliana FariaKraemer, Graciele Marjana2024-02-06T04:31:47Z20231678-8931http://hdl.handle.net/10183/271560001195606O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos.This article aims to analyze how deaf communities are constituted as a condition of possibility for the movement in defense of bilingual education for the deaf in Brazil. To this end, the methodological strategy adopted is document analysis, considering the following dimensions: 1) context, 2) authors, 3) authenticity and reliability of the document, 4) nature of the document and 3) the key concepts and internal logic of the text. The materiality of the research consists of two sets of documents produced by the Deaf Movement in 2011 and 2021. Regarding the theoretical issues, this study articulates the productions of the field of Cultural Studies and Deaf Studies with emphasis and analysis on the notion of deaf communities produced by the fields. The article is organized into three parts: 1) theoretical-methodological issues; 2) document analysis; and 3) final considerations, considering deaf communities as a space for sharing common issues, in order to strengthening a political movement. The conclusion is that deaf communities are a condition of possibility for movements to defend bilingual education for the deaf in Brazil, based on the following arguments: 1) the roles played by deaf communities make the documents reliable in a process of legitimizing choices and decisions about deaf people and their education; and 2) the University-School-Political Movement triad becomes a possible and necessary articulation for the defense of bilingual education for the deaf, due to the presence of deaf communities in these contexts.application/pdfporRevista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20, (2023), p. 1-24Comunidade surdaLíngua de sinaisEducação bilíngueDeaf communityDeaf movementBilingual education for the deafComunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001195606.pdf.txt001195606.pdf.txtExtracted Texttext/plain65984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/2/001195606.pdf.txt303ba6382c6ddce48caf9a8711295e8cMD52ORIGINAL001195606.pdfTexto completoapplication/pdf462123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/1/001195606.pdf5af35087018ca5275309eb44d386a3aeMD5110183/2715602024-02-08 06:03:45.478056oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T08:03:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
title |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
spellingShingle |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil Lopes, Luciane Bresciani Comunidade surda Língua de sinais Educação bilíngue Deaf community Deaf movement Bilingual education for the deaf |
title_short |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
title_full |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
title_fullStr |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
title_sort |
Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil |
author |
Lopes, Luciane Bresciani |
author_facet |
Lopes, Luciane Bresciani Rosa, Emiliana Faria Kraemer, Graciele Marjana |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Emiliana Faria Kraemer, Graciele Marjana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Luciane Bresciani Rosa, Emiliana Faria Kraemer, Graciele Marjana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidade surda Língua de sinais Educação bilíngue |
topic |
Comunidade surda Língua de sinais Educação bilíngue Deaf community Deaf movement Bilingual education for the deaf |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Deaf community Deaf movement Bilingual education for the deaf |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-06T04:31:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/271560 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1678-8931 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001195606 |
identifier_str_mv |
1678-8931 001195606 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/271560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista virtual de estudos da linguagem - ReVEL. [Novo Hamburgo, RS]. Vol. 21, n. 20, (2023), p. 1-24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/2/001195606.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271560/1/001195606.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
303ba6382c6ddce48caf9a8711295e8c 5af35087018ca5275309eb44d386a3ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447852244008960 |