Comunidades surdas : a educação bilíngue de surdos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luciane Bresciani
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosa, Emiliana Faria, Kraemer, Graciele Marjana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271560
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar de que forma as comunidades surdas se constituem como condição de possibilidade para o movimento em defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil. Para tanto, adota-se como estratégia metodológica uma análise documental considerando as seguintes dimensões: 1) contexto, 2) autores, 3) autenticidade e confiabilidade do documento, 4) natureza do documento e 3) os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A materialidade da pesquisa é constituída por dois conjuntos de documentos produzidos pelo Movimento Surdo dos anos de 2011 e 2021. Sobre as questões teóricas, o presente estudo articula as produções do campo dos Estudos Culturais e Estudos Surdos com ênfase e análise na noção de comunidades surdas produzida pelos campos. O artigo organiza-se em três partes: 1) questões teóricometodológicas; 2) análise dos documentos; e 3) considerações finais, considerando as comunidades surdas como um espaço de partilha de questões comuns, em vista do fortalecimento de um movimento político. Conclui-se que as comunidades surdas se constituem como uma condição de possibilidade para os movimentos de defesa da educação bilíngue de surdos no Brasil pelos seguintes argumentos: 1) os papéis desempenhados pelas comunidades surdas imprimem a confiabilidade dos documentos em um processo de legitimação das escolhas e decisões sobre os surdos e sua educação; e 2) a tríade Universidade–Escola–Movimento Político passa a se constituir como articulação possível e necessária para defesa da educação bilíngue de surdos pela presença das comunidades surdas nos referidos contextos.
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