Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simples
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638307 |
Resumo: | O presente artigo é resultado parcial de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida em 2011-2012, junto à Università degli Studi di Torino, sob a supervisão do Prof. Dr. Angelo D’Orsi, com apoio da FAPESP. Seu principal objetivo é discutir, a partir de Gramsci, o papel da escola na superação da sociedade de classes, situando esse autor no contexto das teorias pedagógicas que investigam essa temática. Para tanto, são examinados inicialmente dois textos gramscianos pré-carcerários de 1919 que tratam especificamente do tema da escola: um artigo publicado no Avanti!, jornal do Partido Socialista, intitulado “A escola é uma instituição séria?”, e uma crônica sem título no L’Ordine Nuovo. Em seguida, busca-se articular as considerações decorrentes desse exame com conceitos e posições do autor, expressas nos Cadernos do Cárcere, enfatizando-se as noções de “estrutura” e “superestrutura”, “Estado integral”, “sociedade civil”, “sociedade política”, “racional”, “guerra de movimento” e “guerra de posição”. Finalmente, conclui-se que, para Gramsci, como elemento da sociedade civil, a escola é, de fato, aparelho de hegemonia da classe dominante, mas também, contraditoriamente, terreno de luta contra-hegemônica, travada na forma de “guerra de posição” pelos intelectuais que nela têm seu campo específico de atuação: os professores. Além disso, pelas características que reúne, constitui espaço privilegiado para o contato entre os intelectuais e os “simples” e, portanto, um importante instrumento de elevação cultural de massa, do qual não devem abdicar os intelectuais comprometidos com as camadas subalternas. |
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Escola e classe social de uma perspectiva gramsciana: a sala de aula, o intelectual e os simplesAntonio Gramsci. Escola unitária. Guerra de posição. Sociedade civil. Hegemonia.GramsciAntonio1891-1937EducaçãoFilosofia da educaçãoTeorias pedagógicasO presente artigo é resultado parcial de pesquisa de pós-doutoramento desenvolvida em 2011-2012, junto à Università degli Studi di Torino, sob a supervisão do Prof. Dr. Angelo D’Orsi, com apoio da FAPESP. Seu principal objetivo é discutir, a partir de Gramsci, o papel da escola na superação da sociedade de classes, situando esse autor no contexto das teorias pedagógicas que investigam essa temática. Para tanto, são examinados inicialmente dois textos gramscianos pré-carcerários de 1919 que tratam especificamente do tema da escola: um artigo publicado no Avanti!, jornal do Partido Socialista, intitulado “A escola é uma instituição séria?”, e uma crônica sem título no L’Ordine Nuovo. Em seguida, busca-se articular as considerações decorrentes desse exame com conceitos e posições do autor, expressas nos Cadernos do Cárcere, enfatizando-se as noções de “estrutura” e “superestrutura”, “Estado integral”, “sociedade civil”, “sociedade política”, “racional”, “guerra de movimento” e “guerra de posição”. Finalmente, conclui-se que, para Gramsci, como elemento da sociedade civil, a escola é, de fato, aparelho de hegemonia da classe dominante, mas também, contraditoriamente, terreno de luta contra-hegemônica, travada na forma de “guerra de posição” pelos intelectuais que nela têm seu campo específico de atuação: os professores. Além disso, pelas características que reúne, constitui espaço privilegiado para o contato entre os intelectuais e os “simples” e, portanto, um importante instrumento de elevação cultural de massa, do qual não devem abdicar os intelectuais comprometidos com as camadas subalternas.Universidade Estadual de Campinas2015-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863830710.20396/etd.v17i3.8638307ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 558-575ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 558-575ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 3 (2015): Educação e Classes Sociais; 558-5751676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638307/9836Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Rene Trentin2017-03-22T13:19:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638307Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.674024ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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