A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ulisses
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202
Resumo: Este artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.
id UNICAMP-19_1b3260974b48b8b81f25e0a0171d9a10
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1202
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão socialInclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.Tecnologias de Informação e ComunicaçãoEducaçãoEste artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnálise lógicaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/120210.20396/etd.v12i0.1202ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-48ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-481676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202/pdf_68Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Ulisses2017-09-25T08:31:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1202Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:04.498460ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
title A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
spellingShingle A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
Araújo, Ulisses
Inclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
title_short A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
title_full A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
title_fullStr A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
title_full_unstemmed A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
title_sort A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
author Araújo, Ulisses
author_facet Araújo, Ulisses
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ulisses
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
topic Inclusão social. Revolução educacional. Aprendizagem baseada em problemas. Tecnologias de informação e comunicação.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação
description Este artigo discute os movimentos de evolução da educação nos últimos séculos, buscando demonstrar como movimentos de democratização e universalização do acesso ao ensino promoveram a inclusão de todas as pessoas nos processos educativos. A escola, tal como a conhecemos, estruturada nos séculos XVIII e XIX sob princípios de exclusão e homogeneização, não parece estar dando conta das demandas de uma educação inclusiva, o que vem impactando as metas de qualidade do conhecimento almejadas pelas sociedades contemporâneas. Esse impasse vem demandando uma reinvenção da educação, que envolve transformações nos conteúdos, na forma e nas relações entre docentes e discentes dentro dos espaços educativos. Como exemplo de caminhos a serem seguidos para reinventar a educação, apresenta-se a estrutura de um curso de especialização que articula metodologias ativas de aprendizagem com novas e diversas Tecnologias de Informação e Comunicação e a preocupação com a ética pessoal e profissional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Análise lógica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202
10.20396/etd.v12i0.1202
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.1202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202/pdf_68
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-48
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-48
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2011): Número Especial: "Tecnologias na educação"; 31-48
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652379324416