Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hentschke, Liane
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Santos, Regina Antunes Teixeira dos, Pizzato, Miriam, Vilela, Cassiana Zamith, Cereser, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936
Resumo: Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. 
id UNICAMP-19_1b43803baef2a53369c62ff22fa3fe34
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/936
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolaresMotivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor.MúsicaEscolaEste artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93610.20396/etd.v10in.esp..936ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-1041676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936/951Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHentschke, LianeSantos, Regina Antunes Teixeira dosPizzato, MiriamVilela, Cassiana ZamithCereser, Cristina2017-09-11T11:06:10Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/936Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.906176ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
title Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
spellingShingle Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
Hentschke, Liane
Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor.
Música
Escola
title_short Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
title_full Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
title_fullStr Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
title_full_unstemmed Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
title_sort Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
author Hentschke, Liane
author_facet Hentschke, Liane
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Pizzato, Miriam
Vilela, Cassiana Zamith
Cereser, Cristina
author_role author
author2 Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Pizzato, Miriam
Vilela, Cassiana Zamith
Cereser, Cristina
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hentschke, Liane
Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Pizzato, Miriam
Vilela, Cassiana Zamith
Cereser, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor.
Música
Escola
topic Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor.
Música
Escola
description Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936
10.20396/etd.v10in.esp..936
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936/951
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651520540672