Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. |
id |
UNICAMP-19_1b43803baef2a53369c62ff22fa3fe34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/936 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolaresMotivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor.MúsicaEscolaEste artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/93610.20396/etd.v10in.esp..936ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-1041676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936/951Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessHentschke, LianeSantos, Regina Antunes Teixeira dosPizzato, MiriamVilela, Cassiana ZamithCereser, Cristina2017-09-11T11:06:10Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/936Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:52.906176ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
title |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
spellingShingle |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares Hentschke, Liane Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor. Música Escola |
title_short |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
title_full |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
title_fullStr |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
title_sort |
Motivação para aprender música em espaços escolares e não-escolares |
author |
Hentschke, Liane |
author_facet |
Hentschke, Liane Santos, Regina Antunes Teixeira dos Pizzato, Miriam Vilela, Cassiana Zamith Cereser, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Regina Antunes Teixeira dos Pizzato, Miriam Vilela, Cassiana Zamith Cereser, Cristina |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hentschke, Liane Santos, Regina Antunes Teixeira dos Pizzato, Miriam Vilela, Cassiana Zamith Cereser, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor. Música Escola |
topic |
Motivação. Música. Escola. Modelo de expectativa e valor. Música Escola |
description |
Este artigo apresenta o resultado da amostra brasileira da pesquisa internacional intitulada “Os significados da música para crianças e adolescentes em atividades musicais escolares e não-escolares”. Essa pesquisa teve o objetivo de investigar a importância e o significado atribuído pelos alunos às atividades musicais desenvolvidas em ambientes escolares e não-escolares. O método consistiu em um survey envolvendo 21.975 alunos de oito países (Brasil, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Hong Kong, Israel e México), cujo questionário foi concebido sob a ótica do modelo de expectativa e valor de Eccles e Wigfield. No Brasil, fizeram parte da amostra 1848 alunos da 6a série do ensino fundamental à 3a série do ensino médio, de 11 cidades do Estado do Rio Grande do Sul. O instrumento de coleta de dados foi um questionário sobre o perfil dos alunos e suas opiniões quanto ao interesse, importância, dificuldade, utilidade, senso de competência e senso de confiança em relação às disciplinas Artes, Ciências, Educação Física, Matemática, Português e Música. Os dados foram tratados por análise de variância (ANOVA). Os resultados do Brasil apontam que o grau de interesse, importância e utilidade da Música aumenta à medida que os estudantes brasileiros pertencem a séries mais avançadas, em sentido oposto ao observado na maioria dos outros países. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936 10.20396/etd.v10in.esp..936 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/936/951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 85-104 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651520540672 |