Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19371 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação. |
id |
RCAP_1c1722094f6a0369e20781a1c08ca034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionaisEnsino da músicaMotivaçãoMotivação na aprendizagemMotivação na música/instrumentoEscolas profissionais de músicaMusic educationMotivationMotivation in learningMotivation in music/instrumentVocational school of musicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação.This research aimed to the analysis and understanding of the motivational levels of students in concluding years of Vocational Music School of Viana do Castelo. Motivation is a topic studied in learning and is increasingly valued. In teaching music it is also a theme that can exert influence far, as playing a musical instrument is a very demanding activity. In this research, the main objective was to investigate the level of student motivation for the years of academic completion, ie 9th grade / 3rd Basic Course Instrument and 12th grade / 3rd Instrumentalists Course and String of Vocational Music School of Viana do Castelo. The study was based on a case study as a methodological design, and after using the questionnaire survey technique, we proceeded to a quantitative analysis. Through a survey, directed to investigate the motivation of instrument students, the survey was conducted on 30 students of 9th grade / 3ºCBI and 28 students of the 12th grade / 3rd CICT / CISP. Data analysis was made from the student profile, the relationship student / instrument and finally the relationship student / school and teacher. The reason I chose these particular years of schooling to achieve my study was based from the dropouts reasons in the study of music / Instrument these same levels of education, also trying to discern the reasons that takes some students to demotivation.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Diana Mourão2016-03-16T10:57:33Z2015-12-1820152015-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19371TID:201023466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:16:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:16Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
title |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
spellingShingle |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais Ribeiro, Diana Mourão Ensino da música Motivação Motivação na aprendizagem Motivação na música/instrumento Escolas profissionais de música Music education Motivation Motivation in learning Motivation in music/instrument Vocational school of music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
title_full |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
title_fullStr |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
title_full_unstemmed |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
title_sort |
Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais |
author |
Ribeiro, Diana Mourão |
author_facet |
Ribeiro, Diana Mourão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Diana Mourão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da música Motivação Motivação na aprendizagem Motivação na música/instrumento Escolas profissionais de música Music education Motivation Motivation in learning Motivation in music/instrument Vocational school of music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Ensino da música Motivação Motivação na aprendizagem Motivação na música/instrumento Escolas profissionais de música Music education Motivation Motivation in learning Motivation in music/instrument Vocational school of music Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18 2015 2015-12-18T00:00:00Z 2016-03-16T10:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19371 TID:201023466 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19371 |
identifier_str_mv |
TID:201023466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546843193606144 |