Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Diana Mourão
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19371
Resumo: A presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação.
id RCAP_1c1722094f6a0369e20781a1c08ca034
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionaisEnsino da músicaMotivaçãoMotivação na aprendizagemMotivação na música/instrumentoEscolas profissionais de músicaMusic educationMotivationMotivation in learningMotivation in music/instrumentVocational school of musicDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação.This research aimed to the analysis and understanding of the motivational levels of students in concluding years of Vocational Music School of Viana do Castelo. Motivation is a topic studied in learning and is increasingly valued. In teaching music it is also a theme that can exert influence far, as playing a musical instrument is a very demanding activity. In this research, the main objective was to investigate the level of student motivation for the years of academic completion, ie 9th grade / 3rd Basic Course Instrument and 12th grade / 3rd Instrumentalists Course and String of Vocational Music School of Viana do Castelo. The study was based on a case study as a methodological design, and after using the questionnaire survey technique, we proceeded to a quantitative analysis. Through a survey, directed to investigate the motivation of instrument students, the survey was conducted on 30 students of 9th grade / 3ºCBI and 28 students of the 12th grade / 3rd CICT / CISP. Data analysis was made from the student profile, the relationship student / instrument and finally the relationship student / school and teacher. The reason I chose these particular years of schooling to achieve my study was based from the dropouts reasons in the study of music / Instrument these same levels of education, also trying to discern the reasons that takes some students to demotivation.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRibeiro, Diana Mourão2016-03-16T10:57:33Z2015-12-1820152015-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19371TID:201023466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:13.752732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
title Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
spellingShingle Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
Ribeiro, Diana Mourão
Ensino da música
Motivação
Motivação na aprendizagem
Motivação na música/instrumento
Escolas profissionais de música
Music education
Motivation
Motivation in learning
Motivation in music/instrument
Vocational school of music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
title_full Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
title_fullStr Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
title_full_unstemmed Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
title_sort Motivação para o estudo de instrumento em escolas profissionais
author Ribeiro, Diana Mourão
author_facet Ribeiro, Diana Mourão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Diana Mourão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Motivação
Motivação na aprendizagem
Motivação na música/instrumento
Escolas profissionais de música
Music education
Motivation
Motivation in learning
Motivation in music/instrument
Vocational school of music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino da música
Motivação
Motivação na aprendizagem
Motivação na música/instrumento
Escolas profissionais de música
Music education
Motivation
Motivation in learning
Motivation in music/instrument
Vocational school of music
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description A presente investigação teve como objetivo a análise e compreensão dos níveis motivacionais dos alunos em anos conclusivos da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. A motivação é um tema estudado na aprendizagem e é cada vez mais valorizado. No ensino de música é igualmente uma temática que pode exercer extrema influência, uma vez que tocar um instrumento musical é uma atividade muito exigente. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi investigar o nível de motivação dos alunos referentes aos anos de conclusão académica, ou seja, 9º ano de escolaridade/ 3º Curso Básico de Instrumento e 12º ano de escolaridade/ 3º Curso de Instrumentistas e Cordas da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. O estudo partiu de um estudo de caso como design metodológico, e após a utilização da técnica de inquérito questionário, procedeu-se a uma análise quantitativa. Através de um inquérito, direcionado a investigar a motivação dos alunos de instrumento, a pesquisa foi realizada em 30 alunos do 9ºano/3ºCBI e em 28 alunos do 12ºano/3º CICT/CISP. A análise dos dados foi feita a partir do perfil dos alunos, a relação aluno/instrumento e, finalmente, a relação aluno/escola e professor. O motivo pelo que escolhi estes determinados anos de escolaridade para realizar o meu estudo, fundamentou-se a partir das razões de desistências no estudo da música/Instrumento nestes mesmos níveis de ensino, tentando também discernir as razões que levam certos alunos à desmotivação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-18
2015
2015-12-18T00:00:00Z
2016-03-16T10:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/19371
TID:201023466
url http://hdl.handle.net/10400.14/19371
identifier_str_mv TID:201023466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131845809405952