A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Renato de Araújo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/622
Resumo: A forma mais simples e imediata de definir em poucas palavras a hermêutica é chamá-la de “arte ou técnica da interpretação”. Segundo Scheleimacher os gregos teriam sido os iniciadores dessa arte, quando buscavam interpretar os versos de seus poetas. Platão pode ser visto como um desses hermeneutas antigos das obras poéticas, ao lado dos sofistas que se proclamavam como os melhores intérpretes da arte de Homero. Neste artigo procuramos acompanhar um pouco dessa hermenêutica platônica apresentada por Sócrates nos diálogos Íon e Protágoras. As considerações da personagem Sócrates são importantes para entendermos a preocupação dos gregos em decifrar os enigmas da sua própria linguagem ao fazerem a exegese dos seus textos. 
id UNICAMP-19_1b5c12a9213ec2d7aeacd6f4d0bb56d9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/622
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A hermenêutica platônica no Íon e no ProtágorasPlatão. Sócrates. Hermenêutica.HermenêuticaA forma mais simples e imediata de definir em poucas palavras a hermêutica é chamá-la de “arte ou técnica da interpretação”. Segundo Scheleimacher os gregos teriam sido os iniciadores dessa arte, quando buscavam interpretar os versos de seus poetas. Platão pode ser visto como um desses hermeneutas antigos das obras poéticas, ao lado dos sofistas que se proclamavam como os melhores intérpretes da arte de Homero. Neste artigo procuramos acompanhar um pouco dessa hermenêutica platônica apresentada por Sócrates nos diálogos Íon e Protágoras. As considerações da personagem Sócrates são importantes para entendermos a preocupação dos gregos em decifrar os enigmas da sua própria linguagem ao fazerem a exegese dos seus textos. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/62210.20396/etd.v4i2.622ETD - Educação Temática Digital; v. 4 n. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 4 No. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-72ETD - Educação Temática Digital; Vol. 4 Núm. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/622/637Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, José Renato de Araújo2017-03-22T09:56:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/622Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:33.924023ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
title A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
spellingShingle A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
Sousa, José Renato de Araújo
Platão. Sócrates. Hermenêutica.
Hermenêutica
title_short A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
title_full A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
title_fullStr A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
title_full_unstemmed A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
title_sort A hermenêutica platônica no Íon e no Protágoras
author Sousa, José Renato de Araújo
author_facet Sousa, José Renato de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, José Renato de Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Platão. Sócrates. Hermenêutica.
Hermenêutica
topic Platão. Sócrates. Hermenêutica.
Hermenêutica
description A forma mais simples e imediata de definir em poucas palavras a hermêutica é chamá-la de “arte ou técnica da interpretação”. Segundo Scheleimacher os gregos teriam sido os iniciadores dessa arte, quando buscavam interpretar os versos de seus poetas. Platão pode ser visto como um desses hermeneutas antigos das obras poéticas, ao lado dos sofistas que se proclamavam como os melhores intérpretes da arte de Homero. Neste artigo procuramos acompanhar um pouco dessa hermenêutica platônica apresentada por Sócrates nos diálogos Íon e Protágoras. As considerações da personagem Sócrates são importantes para entendermos a preocupação dos gregos em decifrar os enigmas da sua própria linguagem ao fazerem a exegese dos seus textos. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/622
10.20396/etd.v4i2.622
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/622
identifier_str_mv 10.20396/etd.v4i2.622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/622/637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 4 n. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-72
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 4 No. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-72
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 4 Núm. 2 (2003): Número Temático: História da Educação, Tecnologia e Comunicação e Filosofia da Educação; 63-72
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650238132224