Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109 |
Resumo: | Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos – turmas e orquestras, didática e partituras musicais – a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. |
id |
UNICAMP-19_1e4f2f236bcc77c11dffe156d8d12aa2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1109 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicaisMapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática.Tecnologia de informação e comunicaçãoEste artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos – turmas e orquestras, didática e partituras musicais – a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. Universidade Estadual de Campinas2010-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/110910.20396/etd.v8i1.1109ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-891676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109/pdf_13Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Eloiza da Silva Gomes deSilva, Marcos Antônio da2017-03-29T08:55:04Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1109Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:01.443828ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
title |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
spellingShingle |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de Mapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática. Tecnologia de informação e comunicação |
title_short |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
title_full |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
title_fullStr |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
title_full_unstemmed |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
title_sort |
Mapas conceituais e aprendizagem no ciberespaço: uma reflexão sobre didática e partituras musicais |
author |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de |
author_facet |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de Silva, Marcos Antônio da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcos Antônio da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de Silva, Marcos Antônio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática. Tecnologia de informação e comunicação |
topic |
Mapas conceituais. Aprendizagem. Tecnologia de informação e comunicação. Didática. Tecnologia de informação e comunicação |
description |
Este artigo trata da importância dos mapas conceituais como estratégia didática, nas aprendizagens realizadas em ambientes virtuais. Conceitua a interação, suas peculiaridades e desafios, buscando alguns conceitos em Piaget, Vygotsky, Primo e Cassol. Na analogia que criamos – turmas e orquestras, didática e partituras musicais – a interação garante a harmonia do conjunto, a produtividade e a significância da aprendizagem, coletivamente construída. O processo de ensino, que tem como peculiaridade a intencionalidade, faz com que surjam procedimentos didáticos. Este processo gera um corpo de conhecimentos sobre o ensino: a Didática. Os processos de ensino e aprendizagem realizados a distância demandam a criação de uma didática específica. Apontamos os mapas conceituais, criados por Novak e fundamentados na teoria de Ausubel, como uma excelente opção metodológica. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e seqüenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao aluno. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109 10.20396/etd.v8i1.1109 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i1.1109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1109/pdf_13 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 1 (2006): Número Temático: Educação, Filosofia, Tecnologia e Competências; 72-89 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652012322816 |