Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029 |
Resumo: | O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 (quatro) escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, a investigação não se finaliza aqui, representa apenas uma etapa concluída de um estudo mais amplo, onde a metodologia apresentada poderá ser estendida e aplicada em escolas públicas, deficientes de bibliotecas escolares presenciais. O compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professore e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje. |
id |
UNICAMP-19_1ee58bbf0a2ef90962acc96db7fcab95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1029 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratórioBibliotecas escolares – Redes. Biblioteca escolares digitais. Internet na educação. Rede do conhecimento. Sociedade da informação.Bibliotecas escolaresBiblioteca escolares digitaisSociedade da informaçãoO presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 (quatro) escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, a investigação não se finaliza aqui, representa apenas uma etapa concluída de um estudo mais amplo, onde a metodologia apresentada poderá ser estendida e aplicada em escolas públicas, deficientes de bibliotecas escolares presenciais. O compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professore e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje.Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-251ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-251ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-2511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029/1044Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Gildenir Carolino2017-08-29T09:03:19Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1029Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:58.091854ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
title |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
spellingShingle |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório Santos, Gildenir Carolino Bibliotecas escolares – Redes. Biblioteca escolares digitais. Internet na educação. Rede do conhecimento. Sociedade da informação. Bibliotecas escolares Biblioteca escolares digitais Sociedade da informação |
title_short |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
title_full |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
title_fullStr |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
title_sort |
Rede do conhecimento digital: habilidades e competências dos gestores de escolas do estado de São Paulo, através do gerenciamento da rede de Bibliotecas Escolares Digitais (BEDnet) – um estudo exploratório |
author |
Santos, Gildenir Carolino |
author_facet |
Santos, Gildenir Carolino |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gildenir Carolino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bibliotecas escolares – Redes. Biblioteca escolares digitais. Internet na educação. Rede do conhecimento. Sociedade da informação. Bibliotecas escolares Biblioteca escolares digitais Sociedade da informação |
topic |
Bibliotecas escolares – Redes. Biblioteca escolares digitais. Internet na educação. Rede do conhecimento. Sociedade da informação. Bibliotecas escolares Biblioteca escolares digitais Sociedade da informação |
description |
O presente estudo, de caráter descritivo-análitico, com foco na pesquisa exploratória, analisa as percepções dos gestores, através de diretores e vice-diretores em 04 (quatro) escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio, sobre aspectos relacionados à administração pelas habilidades e competências de operar em suas escolas à rede BEDnet. O principal objetivo desse estudo é, a partir das percepções particulares investigadas, compreender o sentido do trabalho coletivo perante as habilidades apresentadas e o que o mesmo pode significar para as escolas públicas e municipais de ensino fundamental e médio ao ingressar na BEDnet, através da competência informacional. Foram empregados nos procedimentos de coleta de dados: entrevista, baseada no roteiro de entrevista de indicadores de desempenho, com ênfase na experiência de vida de cada sujeito pesquisado como gestor e; a aplicação de um questionário de afirmativas e respostas abertas contendo 15 questões e semi-estruturado a partir da noção de quatro grandes áreas de atividades (pessoal, profissional, tecnológico e gestão) relacionadas a seu conhecimento e administração da rede BEDnet. Por fim, estes procedimentos nos levaram a identificar as habilidades e competência informacional dos gestores como receptores e disseminadores de conhecimento na integração e compartilhamento do portal BEDnet. Finalmente, a investigação não se finaliza aqui, representa apenas uma etapa concluída de um estudo mais amplo, onde a metodologia apresentada poderá ser estendida e aplicada em escolas públicas, deficientes de bibliotecas escolares presenciais. O compartilhamento de saberes e união dos conhecimentos técnicos e teóricos dos bibliotecários, professore e alunos, demonstrarão que é possível aplicar na realidade a construção de um projeto social necessário para a complementação do ensino nos dias de hoje. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Não avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1029/1044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-251 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-251 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 250-251 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651916902400 |