Programas de mentoria da UFSCar: bases teórico-metodológicas, características e contribuições
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671273 |
Resumo: | No Brasil, fatores políticos têm se mostrado relacionados às históricas desigualdades educacionais, incluindo o acesso, permanência e qualidade dos processos de ensino-aprendizagem voltados para os estudantes e seus professores. Essas condições demandam a elaboração e aplicação de políticas com foco no professor e o seu desenvolvimento profissional, entre outras. Para o sucesso dessas iniciativas, defende-se a importância de ações formativas informadas, contundentes, sistemáticas e contínuas na qualificação educacional dos professores, na sua formação inicial e ao longo da carreira, em especial em seu início. Reconhece-se a relevância do apoio para que estes profissionais se socializem na cultura da escola, realizem o que se espera deles e possam lidar com as dificuldades típicas desta atividade profissional. Neste artigo, inspirando-se nas sínteses de evidências qualitativas, analisam-se as contribuições de quatro ofertas de programas de mentoria para a aprendizagem profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de Educação Física tendo como foco o ensino. Para tanto, foram sistematizados os resultados de cinco dissertações e sete teses sobre os programas de mentoria realizados na [nome da instituição omitido para avaliação]. Destacam-se aspectos relacionados às bases teórico metodológicas, princípios, características, resultados dessas iniciativas e que podem subsidiar políticas públicas de indução docente. Cada programa apresenta especificidades, tais como assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino, características dos mentores, usos da Internet e ferramentas virtuais. A partir dos resultados problematiza-se, então, aspectos relacionados com a proposição e desenvolvimento de políticas de indução de professores iniciantes no contexto brasileiro. |
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Programas de mentoria da UFSCar: bases teórico-metodológicas, características e contribuições UFSCar mentoring programs: theoretical-methodological basis, characteristics and contributionsLos programas de mentoría de la UFSCar: bases teórico-metodológicas, características y contribucionesFormação de professoresPrograma de induçãoMentoriaEducação básicaFormación de profesoresPrograma de inducciónMentoríaEducación básicaTeacher educationInduction programMentoringBasic educationNo Brasil, fatores políticos têm se mostrado relacionados às históricas desigualdades educacionais, incluindo o acesso, permanência e qualidade dos processos de ensino-aprendizagem voltados para os estudantes e seus professores. Essas condições demandam a elaboração e aplicação de políticas com foco no professor e o seu desenvolvimento profissional, entre outras. Para o sucesso dessas iniciativas, defende-se a importância de ações formativas informadas, contundentes, sistemáticas e contínuas na qualificação educacional dos professores, na sua formação inicial e ao longo da carreira, em especial em seu início. Reconhece-se a relevância do apoio para que estes profissionais se socializem na cultura da escola, realizem o que se espera deles e possam lidar com as dificuldades típicas desta atividade profissional. Neste artigo, inspirando-se nas sínteses de evidências qualitativas, analisam-se as contribuições de quatro ofertas de programas de mentoria para a aprendizagem profissional de professores iniciantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e de Educação Física tendo como foco o ensino. Para tanto, foram sistematizados os resultados de cinco dissertações e sete teses sobre os programas de mentoria realizados na [nome da instituição omitido para avaliação]. Destacam-se aspectos relacionados às bases teórico metodológicas, princípios, características, resultados dessas iniciativas e que podem subsidiar políticas públicas de indução docente. Cada programa apresenta especificidades, tais como assistência a professores iniciantes que atuam em diferentes níveis de ensino, características dos mentores, usos da Internet e ferramentas virtuais. A partir dos resultados problematiza-se, então, aspectos relacionados com a proposição e desenvolvimento de políticas de indução de professores iniciantes no contexto brasileiro.In Brazil, political factors showed to be related to educational` historical inequalities, including access, permanence, and quality of the teaching-learning processes for students and their teachers. These conditions, among others, demand the elaboration and application of policies focused on teachers and their professional development. For these initiatives to be successful, we defend the importance of robust, systematic, and continuous formative actions in the educational qualification of teachers, in their initial training, and throughout their careers, especially at the beginning. The importance of support is recognized so that these professionals become socialized in the school culture, accomplish what is expected of them and can deal with the typical difficulties of this professional activity. This article, inspired by the synthesis of qualitative evidence, analyzes the contributions of four mentoring programs to the professional learning of beginning teachers of Early Years and Physical Education with a focus on teaching. To this end, we present a systematization of the results of five dissertations and seven theses on mentoring programs developed at the XXX. We introduce aspects related to the theoretical and methodological bases, principles, characteristics, and results of these initiatives that may subsidize public policies of teacher induction. Each program presents specificities, such as aid to beginner teachers who work at distinct levels of education, characteristics of the mentors, and use of the Internet and virtual tools. Based on the results, we problematize aspects related to the proposition and development of induction policies for beginning teachers in the Brazilian context.En Brasil, factores políticos demostraron estar relacionados con las desigualdades históricas de la educación, incluyendo acceso, permanencia y calidad de los procesos de enseñanza-aprendizaje para los estudiantes y sus profesores. Estas condiciones exigen la elaboración y aplicación de políticas centradas en los profesores y su desarrollo profesional. Para que sean exitosas, se defiende la importancia de acciones formativas robustas, sistemáticas y continuas en la cualificación educativa de los docentes, en su formación inicial y a lo largo de su carrera, especialmente al inicio. Se reconoce la importancia del apoyo para que estos profesionales se socialicen en la cultura escolar, realicen lo que se espera de ellos y puedan afrontar las dificultades típicas de esta actividad profesional. Este artículo, inspirado en la síntesis de la evidencia cualitativa, analiza las contribuciones de cuatro programas de mentoría al aprendizaje profesional de los profesores principiantes de Educación Infantil y Educación Física con un enfoque en la enseñanza. Se presenta una sistematización de los resultados de cinco disertaciones y siete tesis sobre programas de tutoría desarrollados en la XXX. Introducimos aspectos relacionados con las bases teóricas y metodológicas, principios, características y resultados de estas iniciativas que pueden subsidiar las políticas públicas de inducción docente. Cada programa presenta especificidades, como los profesores principiantes que trabajan en diferentes niveles de enseñanza, características de los mentores y el uso de Internet y herramientas virtuales. Se problematizan aspectos relacionados con la propuesta y el desarrollo de políticas de inducción para profesores principiantes en el contexto brasileño.Universidade Estadual de Campinas2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867127310.20396/etd.v25i00.8671273ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023051ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023051ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230511676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671273/32587Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReali, Aline Maria de Medeiros RodriguesSouza, Ana Paula Gestoso deMarini, CarolinaBarros, Bruna Cury de2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671273Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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